SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Moagem de trigo no Paraná é 21% maior

Estudo realizado pela Fiep mostra que a produção do Estado é superior ao divulgado pela Abitrigo

Durante quatro meses, o economista Everson de Almeida Leão, do Departamento de Coordenação de Desenvolvimento da Fiep, entrevistou 50 proprietários dos 56 moinhos de trigo do Paraná. Os dados levantados na pesquisa apontam que a moagem de trigo do Estado é de 2,7 milhões de toneladas/ano. O número oficial produzido pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) era de 2,2 milhões de toneladas. Estes números e outros indicadores inéditos serão apresentados no dia 27 de outubro durante o Congrepan, que acontece em Foz de Iguaçu.

A diferença de 500 mil toneladas na moagem do produto é representativa. "Mostra que o Paraná está ainda mais fortalecido no cenário nacional", afirma Everson Leão. Isso também se deve à abrangência da amostra. "A Abitrigo recebe as informações dos associados, enquanto nós pesquisamos também os moinhos não associados", explica o economista.

Mais de 50% da farinha de linhas industriais produzida pelo Paraná é comercializada com outros Estados. Os principais compradores são São Paulo e Minas Gerais. "Estes e outros dados indicam que existe um grande espaço para que toda a cadeia do trigo cresça no Paraná e agregue mais valor ao produto", recomenda Everson Leão.

O estudo setorial do trigo será apresentado no segundo dia de evento do Congrepan 2011. Será uma espécie de pré-apresentação para os empresários que participaram da pesquisa. Os presentes receberão uma publicação que será coordenada e distribuída pelo Sindicato da Indústria do Trigo (Sinditrigo), entidade que encomendou a pesquisa.

Indústrias de massas e biscoitos miram o ParanáEm seminário, Fiep debate a desindustrialização no Brasil