SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Indústrias de massas e biscoitos miram o Paraná

Cadeia do trigo no Estado mostra tendência de verticalização da produção

Recentemente, a paulista Selmi Alimentos iniciou o processo de mudança da sede no Paraná. Vai passar de Londrina para Rolândia. Além da alteração no endereço, a movimentação faz parte do processo de expansão da empresa no Estado. No mesmo período, a empresa de Minas Gerais Vilma Alimentos inaugurou a planta de silos em Cambé e já anunciou fortes investimentos para os próximos anos. A chegada e o fortalecimento de grandes empresas de massas e biscoitos no Paraná abre oportunidades para fornecedores locais, mas não deve intensificar a concorrência no setor de maneira significativa.

A Vilma Alimentos, marca controlada pela Domingos Costa Indústrias Alimentícias S/A, investiu R$ 17 milhões na nova unidade em Cambé. Esta foi a primeira fase da instalação da sede da empresa no Estado. Inicialmente, serão instalados seis silos com capacidade total de armazenar 36 mil toneladas.

A intenção é ampliar esta capacidade já em 2012, chegando a 100 mil toneladas/mês. Até 2020, a empresa pretender investir outros R$ 43 milhões para verticalização dos negócios no Paraná, com a construção de um moinho, uma fábrica de macarrão e outra de biscoitos.

Infraestrutura - Um dos motivos para a escolha pela cidade paranaense é a facilidade de escoamento da produção. Duas rodovias cortam o município, a PR-445 e BR 369. Cambé também conta com um terminal intermodal. Além dos incentivos que não são divulgados. "Os fornecedores locais vão se beneficiar. Hoje em dia, quase 60% do trigo produzido no Paraná vai para outros Estados, e, com compradores mais perto, a situação melhora", afirma Everson de Almeida Leão, economista do departamento de Coordenação de Desenvolvimento da Fiep.

A empresa Trigo Branco, de Ponta Grossa, por exemplo, já é parceira da Vilma Alimentos no Paraná. Desde abril, uma representação da empresa em Cambé realiza o trabalho de contato com os produtores de trigo da cidade e de municípios vizinhos. A intenção é buscar fornecedores no raio de 100 quilômetros.

"A Vilma Alimentos busca de resolver o problema crucial para as indústrias da cadeia de trigo, que é a qualidade da farinha", aponta Everson Leão. Na mistura de trigo de boa qualidade com trigo de pior qualidade, o que prevalece é o padrão mais baixo no produto final. "O fato de buscarem seis silos mostra que pretendem ter mais controle sobre a mistura e aumentar a qualidade do trigo, segregando melhor o produto", acredita. Neste processo, também há redução de custo, já que a indústria dispensa aditivos para melhorar o produto.

Já a Selmi Alimentos, com a mudança de endereço, vai elevar a área da fábrica atual de 22 mil para 300 mil metros quadrados. A obra em Rolândia encontra-se na fase de fundações, com previsão de término total para 2013. Serão empregadas em torno de 500 pessoas. A Selmi possui 14% de participação no mercado de massas brasileiro.

"Como o foco destas empresas não é somente o Paraná, acredito que estes investimentos não vão causar um grande impacto na concorrência local, mas obriga as empresas do setor a se manterem competitivas para não perder mercado", recomenda Everson Leão.

Outra mudança que a cadeia de trigo vem apresentado é a tendência de verticalização das empresas. Produtores de farinha do Paraná estão investindo em fábricas de alimento. Assim, acabam por dar continuidade no processo de produção e aumentar os rendimentos. "A estimativa é crescimento do consumo deste produto. Há mercado para crescer", finaliza o economista.

Governo do Estado assina convênio para abertura de crédito à panificaçãoMoagem de trigo no Paraná é 21% maior