SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Governo do Estado assina convênio para abertura de crédito à panificação

Linha de crédito serve para a troca de maquinário nos padrões da norma NR-12

O vice-governador do Paraná, Flávio Arns, assinou no dia 23 de agosto um convênio com o Sipcep que abre uma linha de crédito aos empresários do setor para a troca de maquinário prevista pela Norma Regulamentadora NR-12, que visa diminuir os acidentes de trabalho. O Paraná conta com 4,2 mil padarias e confeitarias, que deverão gastar juntas aproximadamente R$ 200 milhões para adequação à norma. A abertura de crédito é por meio da Agência de Fomento do Paraná S.A e vai viabilizar a troca de amassadeiras, batedeiras, modeladoras e cilindros, o que pode praticamente zerar os acidentes.

Os prazos de adequação à norma variam conforme o número de funcionários de cada estabelecimento. O valor total da linha de crédito é de R$ 15 milhões, podendo ser ampliado, se houver necessidade, e o limite por padaria é de R$ 300 mil, com parcelamento em até 60 vezes, dependendo da capacidade e necessidade de cada estabelecimento. A NR-12 também determina que os profissionais façam cursos de capacitação à norma e também vai sujeitar os estabelecimentos a modificações no ambiente de trabalho.

Para o presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgmann, é importante que as padarias e confeitarias saibam que a adequação à NR-12 é uma forma de todo o setor se modernizar e acabar com os riscos de acidentes no trabalho. "As exigências da norma serão responsáveis por uma melhoria de todo o processo de fabricação de pães. Sem dúvida, a qualidade de vida dos trabalhadores e a qualidade dos produtos só tende a melhorar", destaca Borgmann.

Flávio Arns destacou a importância do setor, por gerar emprego, renda e bem-estar aos clientes. "O Governo, por meio da Agência de Fomento, quer estar ao lado do Sindicato para atender a demanda desse setor, que é tão importante para a economia do Paraná. Essa linha de crédito vai contribuir para aumentar ainda mais a geração de emprego, renda e, principalmente, a segurança dos funcionários", diz.

Segundo o presidente da Agência de Fomento, Juraci Barbosa Sobrinho, o Estado tem o dever de atender e colaborar com a economia. "Vimos a necessidade que o setor de panificação tinha para se adequar à NR-12 e com a abertura de crédito esperamos que até o final de ano todas as padarias estejam dentro da norma", afirma.

Os estabelecimentos que não se adequarem à norma receberão um prazo do fiscal do Ministério do Trabalho para se regularizar. Caso isso não ocorra, poderão ser multados e interditados.

As padarias e confeitarias interessadas em utilizar a linha de crédito da Agência de Fomento do Paraná S.A devem entrar em contato com o Sipcep pelo telefone (41) 32548775.

Sindicato renova parceria com a Secretaria Municipal de EducaçãoIndústrias de massas e biscoitos miram o Paraná