SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Estudo aponta perfil da indústria do trigo

Censo do Trigo foi realizado em 56 dos 94 moinhos cadastrados do Estado

O presidente do Sindicato da Indústria do Trigo, Marcelo Vosnika, encomendou aos economistas da Fiep um estudo focado nas unidades moageiras de trigo para conhecer o panorama da atividade no Paraná. O que era para ser um mapa dos moinhos existentes acabou se transformando no mais novo e importante estudo sobre esta indústria no Estado, que foi batizado de Censo do Trigo. Conduzido por Everson de Almeida Leão, economista do Departamento de Coordenação de Desenvolvimento da Fiep, o estudo mostra exatamente como anda e para onde vai o setor que, desde o ano passado, é o primeiro no ranking nacional, com produção de 2,2 milhões de toneladas de farinhas e farelos.

"A indústria do trigo cresceu muito nos últimos anos e não sabíamos quantas eram e onde estavam localizadas as empresas de moagem. Com o trabalho da Fiep, sabemos agora que existem 94 moinhos em operação no Paraná", observa Vosnika, que reúne em seu sindicato 24 associados, que representam 70% da produção no Estado. "Mas, antes de sair por aí pedindo para que os empresários se filiem ao nosso Sindicato, queremos apresentar ao setor quais serviços podemos prestar". Vosnika fará reuniões com todos os moinhos do Estado para mostrar os resultados do Censo do Trigo.

O trabalho já repercute entre as entidades que representam a indústria de moagem de trigo de outros Estados, antes mesmo das conclusões finais do relatório. "As informações são importantes porque são totalmente novas, não existiam", informa Marcelo Percicotti, coordenador da equipe de economistas da Fiep.

O Censo do Trigo visitou 56 moinhos em 60 cidades do Estado, o que significa que mais de 80% do mercado foi ouvido. O trabalho em campo durou quatro meses e o resultado traz informações valiosas para o crescimento da indústria do trigo. O questionário buscou informações sobre os mercados fornecedor e consumidor, de onde vem e para onde vai o trigo, a qualificação da mão de obra, as perspectivas de investimentos para os próximos 12 meses e as necessidades do setor.

Depois que todas as informações estiverem compiladas será elaborado um livro sobre o Censo do Trigo no Paraná. A publicação tem previsão para acontecer durante o Congresso Brasileiro da Indústria de Panificação e Confeitaria 2011 (Congrepan) que acontece nos dias 25 a 28 de outubro, em Foz do Iguaçu.

Manter a empresa dentro da Lei traz benefíciosMoinhos paranaenses vivem realidades diferentes