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A produção do setor de panificação é voltada ao consumo imediato, não tendo como objetivo a exportação. No entanto, é importante acompanhar a conjuntura de insumos básicos para a produção, a exemplo do trigo e da farinha de trigo, que impactam diretamente na produção.
Entre 2005 e 2008, o preço do trigo nacional sofreu alta de 56,8%, enquanto o trigo argentino subiu 71,9%. No mesmo período, a farinha de trigo teve seu preço acrescido em 43,4%, enquanto o pão francês subiu 29% em Curitiba. Já entre 2009 e 2010, houve um recuo nos preços do trigo nacional e argentino, assim como da farinha de trigo, enquanto o preço do pãozinho sofreu mais um acréscimo em 10%.
Embora as panificadoras não atuem no comércio exterior, é de interesse do setor acompanhar a movimentação do mercado internacional para identificação de oportunidades de mercado interno para produtos como pão "knackebrot", panetone, pão de especiarias, torradas, pão torrado e produtos semelhantes, além de produtos de padaria, pastelaria, biscoitos, entre outros. Uma vez que os números de exportação destes produtos estejam em ascensão, é possível que se abram oportunidades para que as indústrias nacionais complementem a produção das exportadoras tanto para vendas externas quanto para atender o mercado interno.
Entre 2006 e 2010, as exportações destes produtos tiveram aumento de 34,7%. Neste período, o melhor resultado obtido foi em 2008, quando os valores chegaram a US$ 23,58 milhões.
O Paraná é o segundo Estado com maior exportação do País, atrás de São Paulo, que domina as vendas internacionais com mais de US$ 15,24 milhões comercializados em 2010. A soma dos números de São Paulo e Paraná representam 97,8% das exportações brasileiras de produtos de panificação.
Os Estados Unidos lideram as compras de produtos brasileiros, que vêm mantendo uma média anual de US$ 3 milhões, o equivalente a 15,7% do montante exportado pelo Brasil.
Os destaques das vendas externas paranaenses ficam por conta do Uruguai e do Chile, que cresceram 553% e 380%, respectivamente. As vendas para a Rússia também contribuíram para o crescimento das exportações do Paraná, uma vez que o país não fazia parte da pauta em 2006 e em 2010 se tornou o mais relevante mercado dos produtos paranaenses, chegando a US$ 1,75 milhão.
A elevação das exportações do setor foi acompanhada por um rápido aumento das importações de produtos de panificação. De 2006 a 2010, o crescimento foi de 227%, superando as exportações. No Paraná, as importações cresceram 426%. Os principais fornecedores de produtos ao Paraná são também aqueles que compõem a pauta nacional de importações do setor.