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O ID Fashion foi palco para a indústria de moda paranaense mostrar o que tem feito e o que é tendência no cenário. E não ficou devendo a nenhum evento importante de moda do país. Inovador, o evento propiciou espaço para as marcas mostrarem sua personalidade e trabalho autorais. Norteado pelo tema “Experimente!”, privilegiou a participação do público, que pode avaliar as dezessete marcas presentes e dar um importante retorno aos industriais, estilistas e designers sobre as propostas para o Outono/Inverno 2016.
O evento ocorreu entre os dias 28 e 29 de outubro e ganhou como cenário o Museu Oscar Niemayer, em Curitiba. Tudo - desde o projeto e conceito, idealizado por Ana Cris Willerding, e a direção artística, que coube a Daniel Sorrentino - foi pensado para que o público interagisse com a moda e participasse de uma forma especial do evento. E ele participou: nos dois dias, cerca de 2,3 mil pessoas passaram pelo local, de forma totalmente gratuita. “Desde a concepção do ID Fashion trabalhamos com a ideia de um evento democrático, inovador e com muita interatividade”, destacou Luciana Bechara, coordenadora do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Fiep, instituição promotora do evento. “Estamos muito felizes por todos poderem experimentar esse universo”, completou.
Um dos pontos altos do evento, o Living Lab - Laboratório Vivo da Moda reuniu 16 marcas que mostraram ao público peças representativas de suas coleções. Ecléticas, diferentes, com propostas inovadoras ou com peças mais clássicas mas com diferencial na qualidade, as indústrias foram avaliadas e receberam o retorno tanto dos visitantes quanto de profissionais especializados que circularam no espaço e também fizeram sua avaliação dos produtos.
As marcas que estiveram no espaço foram: Abbici, Andressa Castro, Be Little, By Gabriely, Feito a Mãe, Jacu, Jhenniffer Breenstup, Kenusa e Fio Natural, Miss Nuvem, Noiga, Ovelha Negra + Velvet Underwear, Stooge, Suelli Zavvadinack e Vale da Seda.
Além do Living Lab, a proposta do evento ainda contemplou desfiles, mas com uma identidade diferente. A Catwalk, como foi chamada a ação, foi idealizada para proporcionar um relacionamento entre a marca e consumidor, proporcionando desfiles mais intimistas e no qual o público também pode avaliar as marcas. Estiveram na passarela do ID Fashion: Abbici, Leveza do Ser, NovoLouvre, Ovelha Negra + Velvet Underwear, Six One, Stooge e Vale da Seda.
Entre outras ações que puderam ser conferidas pelo público esteve também o User Experience. A proposta foi mostrar ao consumidor todas as fases pelas quais a roupa passa para ser fabricada e todo o trabalho envolvido nessa realização. O espaço foi liderado por Edson Koner, coordenador do curso de Design de Moda do Senai. “As expectativas foram mais do que atendidas. Os consumidores entenderam que o processo de produção envolve etapas e muitas pessoas. Quem passou por aqui irá olhar o produto de uma forma diferente na arara”, avaliou.
Atividades paralelas
Além do feedback às marcas, o público do ID Fashion também contribuiu para uma iniciativa importante, participando do projeto desenvolvido pelo Senai Cetiqt, o estudo “Referência do corpo brasileiro”. Para o levantamento, foram tomadas as medidas do corpo do participante. Além de se somar aos mais de 10 mil registros que irão permitir estabelecer padrões para as regiões do Brasil para homens e mulheres, o visitante também recebia uma análise impressa com a definição de seu biótipo, o que irá ajudá-lo no momento da compra.
“Queremos que a indústria adote as medidas e disponibilize a etiqueta ideal para que a compra seja mais fidedigna. Assim, o consumidor poderá comprar roupas mais adequadas ao seu biótipo e as marcas poderão escolher qual público atender e produzir de maneira mais segmentada”, explicou Camila Lamarão, gestora do estudo.
O evento contou ainda com debates e conversas com o público. No dia 28, o encontro foi com a diretora da plataforma de blogs de moda F*Hits, Alice Ferraz, que discutiu a mudança de postura do consumidor e a valorização da moda regional. Já no último dia do evento, o tema foi Slow Fashion, que reuniu marcas curitibanas independentes e tratou do consumo consciente da moda, com a coordenação das pesquisadoras de tendências Camila Ferrari (Anima Trends) e Mariana Smolka (Curitiba Cool).
Para os industriais, o ID Fashion proporcionou ainda um encontro de negócios internacional, com compradores do Uruguai, República Dominicana, Paraguai, Panamá e Colômbia. Os importadores se reuniram com industriais paranaenses, que puderam ampliar seus mercados com novos contratos e prospecção de negócios.
A arte também ganhou espaço no evento e os visitantes puderam conferir exposições como a "O tricot na obra dos grandes mestres da moda (Acervo da Coleção Lafort / 50 Anos de Amor ao Tricot)" e "Evolução e Identidade: A História dos Uniformes dos Correios / Acervo Correios". A intervenção artística “Parede”, assinada por Alexandre Linhares, da marca curitibana Heroína, também chamou a atenção do público, com pintura de improviso realizada durante o evento em um enorme painel.
Outro espaço que encantou os visitantes foi o Lounge Desapego + Design, idealizado por André Largura, Giovana Kimak e Julianna Largura, do Studio Ambiental. Lá era possível desapegar de algum objeto, deixando uma mensagem sobre a experiência. Houve de tudo, desde batom, alimentos, peças de roupa, acessórios e até mesmo um celular, com as mensagens mais variadas de estímulo, de esperança, de mudança ou simplesmente comemorando a experiência.
Veja fotos e vídeos do evento no site: www.idfashionpr.com.br.
Ficha técnica
Realização: Fiep (Conselho Setorial da Indústria do Vestuário do Paraná)
Coordenação Geral: Senai PR
Patrocínio Master: Sebrae PR
Patrocínio: Senai PR, Sesi PR e Correios
Sindicatos: Sindialfa, Sindicouro, Sinditêxtil, Sinditêxtil Londrina, Sivale, Sindiwest, Sinveste, Sindivest, Sivepar, Sindvest e Sinvespar
Produção geral: Feito Produções/Coletivo Tangerina
Parceiros: Museu Oscar Niemeyer, Anima Trends, Curitiba Cool, Produteca, Viver Bem - Gazeta do Povo, Senai Cetiqt, Abit, Sr. Garibaldi, Partiu Temaki, Sugar to Go, Inova Design, Prefeitura Municipal de Curitiba, VinilSul, Fábrica do Silk, R.Richter Representações, Haco e Stamp
Com informações da assessoria de imprensa do evento