Rua Quatro, 101 - Parque Industrial
(44) 3629-1957 / 3629-3912
87.200-000 - Cianorte/PR
sinveste@uol.com.br
www.sinveste.com.br
As indústrias de extração, de transformação e da construção empregam aproximadamente 851 mil pessoas no estado do Paraná e, deste total, apenas 29% ou 244.674 dos postos de trabalho são ocupados por mulheres. No entanto, proporcionalmente, as mulheres estão em maior número nas atividades do segmento da moda (confecções e artigos do vestuário). Das 68,4 mil vagas existentes neste setor, 76% são ocupadas por mulheres.
Os números fazem parte de um estudo da Fiep que apresenta o panorama da participação da mão de obra feminina no setor industrial. O levantamento é resultado do compilado de dados do Ministério do Trabalho e aponta que a presença do trabalho feminino é maior nos grandes centros urbanos do estado.
Para o gerente de economia da Fiep, Marcelo Percicotti, a partir dos dados é possível traçar um perfil das mulheres que atuam na indústria paranaense. “Ela é predominantemente jovem, tem entre e 30 e 39 anos, e permanece desempenhando atividades nos segmentos de transformação e da construção em um período de 12 a 23,9 meses. O maior tempo de permanência é no setor extrativista, que chega a 59,9 meses”.
Para a coordenadora do Conselho Setorial da Indústria Têxtil e do Vestuário da Fiep, Luciana Bechara, a justificativa do alto percentual está na habilidade manual necessária na atividade, pois nem todas as etapas da produção são realizadas por máquinas.
Com informações da Agência Fiep