Rua Quatro, 101 - Parque Industrial
(44) 3629-1957 / 3629-3912
87.200-000 - Cianorte/PR
sinveste@uol.com.br
www.sinveste.com.br
A 1ª edição do Fórum Regional da Confecção reuniu nos dias 10 e 11 de julho representantes da indústria, dos trabalhadores do setor, de universidades e do poder público para debater o atual cenário econômico e buscar soluções para o setor. No evento, realizado em Cianorte, o primeiro dia foi reservado para palestra sobre o cenário e perspectivas para o setor, abordando também as dificuldades trazidas pela importação de produtos acabados, sobretudo da China.
No segundo dia, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, que discutiram e elencaram os pontos fortes da indústria, desafios e soluções possíveis para manter a competitividade e crescer.
De acordo com Oséias de Souza Gimenes, gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) de Confecção de Cianorte, instituição promotora do fórum, o principal objetivo do evento era unir empresários, poder público e entidades para discutir o momento atual no cenário nacional e local para o setor produtivo, que tem sido atingido por uma situação econômica difícil. “O resultado foi muito positivo. Tanto que o grupo já estabeleceu que esse fórum de debate se torne permanente e já agendou a data para a próxima reunião. Os encontros deverão ocorrer quinzenalmente para trabalhar cada um dos pontos identificados, aprofundando a discussão e busca por soluções”, afirmou.
Para o gestor, o momento de crise deve ser utilizado pelos industriais para buscar soluções. “Em minha opinião, o próprio empresário precisa se conscientizar desse momento, que é muito sério e grave. Não há uma previsão otimista de que esse cenário passe logo. Após essa conscientização, é possível buscar soluções, inovações, novas maneiras de comercializar e diferenciais que dão condições de competir. É preciso ainda se envolver em grupos que estejam buscando uma solução conjunta. Deixar a zona de conforto e participar, buscar a saída”, analisa.
Participação
O evento contou com a participação ampla de diversas instituições. Apoiaram sua realização o Sinveste Cianorte, Sistema Fiep, Asconveste, Sebrae, Associação Comercial e Industrial de Cianorte (Acic), Prefeitura Municipal de Cianorte, o Sindicato das Costureiras (Sindicost), a Universidade Paranaense (Unipar), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).