Rua Quatro, 101 - Parque Industrial
(44) 3629-1957 / 3629-3912
87.200-000 - Cianorte/PR
sinveste@uol.com.br
www.sinveste.com.br
O 6º Congresso Brasileiro de Inovação - promovido em maio - trouxe a oportunidade para empresários paranaenses condensarem os conhecimentos adquiridos durante a participação dos mesmos no projeto Gestão da Sustentabilidade para Competitividade de Micro e Pequenas Empresas (MPEs), que é realizado em parceria pelo Sesi Departamento Nacional e BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento - e sete Departamentos Regionais do Sesi, entre eles o Sesi Paraná.
A iniciativa abrange os sindicatos de Curitiba e Região Metropolitana (Sindemcap e Sinduscon), Maringá (Sindvest), Apucarana (Sivale) e Francisco Beltrão (Sinvespar). O objetivo é dar suporte para aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas, por meio da inserção de práticas de gestão nas áreas econômica, social e ambiental, resumidamente o tripé da sustentabilidade.
Eder Pinto, da empresa Mafro Indústria de Confecções Ltda - ligada ao Sivale -, e o empresário Jacir Salmória, da empresa Seiva Indústria de Confecções Ltda - ligada ao Sinvespar -, participaram do 6º Congresso Brasileiro de Inovação, acompanhados do Sesi Paraná. De acordo com Maria Carolina de Castro Leal, coordenadora do projeto no estado, a participação em eventos e congressos é parte integrante do projeto com o objetivo de desenvolver e ampliar os temas ligados à sustentabilidade.
“Esta também foi uma oportunidade para que estes industriais trocassem experiências e conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento do projeto, trazendo-os à percepção do que existe no mercado e de como a inovação é viável, ainda mais ao ouvir casos reais que foram apresentados no congresso. Isto incentiva o empresário. Além disto, puderam verificar que outros temas permeiam a inovação, a exemplo de competitividade e permanência no mercado”, salienta.
Saldo
Paralelamente ao congresso, os industriais paranaenses se encontraram com outros 12 empresários de seis estados, que também integram o projeto nacionalmente, para trocar experiências sobre os impactos dos conhecimentos em suas empresas e em seus setores produtivos. Este trabalho ocorreu com a presença de representantes do BID e do Sesi Departamento Nacional.
O superintendente do Sesi no Paraná, José Antonio Fares, explica que o projeto está entrando em sua fase final. Entre agosto e setembro, a equipe voltará a aplicar o Modelo Sesi para uma avaliação final dos resultados, validando-o como importante ferramenta de gestão para a sustentabilidade de MPEs.