Vestuário responde por 39% das compras online
De acordo com o Ibope, 59% dos internautas que compram moda pertencem às classes A e B. O consumo é bem equilibrado entre
homens e mulheres
Os setores de vestuário e calçados estão entre os mais visualizados por usuários da internet no
Brasil, respondendo por 39% das compras realizadas nos últimos seis meses. Com este índice, ocupam a quarta
posição no ranking dos mais procurados, atrás de eletroeletrônicos (66%), informática (41%)
e cultura: livros, CD e DVD (40%). Os dados são do Ibope Media, que acaba de apresentar os resultados de uma pesquisa
sobre o comportamento dos consumidores online, com informações sobre seus hábitos nos principais sites
de comércio eletrônico do país.
A pesquisa do Ibope foi feita por meio do E-tail Report, ferramenta que utiliza uma metodologia de painel para monitorar
o comércio eletrônico do Brasil, como fluxo de consumo, taxa de conversão, marcas e fabricantes mais buscados/visualizados,
além de informar a quantidade de itens adicionados no carrinho e efetivamente comprados, o preço médio
dos produtos e o perfil demográfico dos consumidores.
De acordo com o Ibope, 59% dos internautas que compram moda pertencem às classes A e B (com renda familiar acima
de R$ 4,7 mil). O consumo é bem equilibrado entre homens e mulheres, mas o estudo mostra que os mais propensos a comprar
roupas e calçados pela internet são consumidores mais jovens, 34% deles com idade entre 25 e 34 anos.
No primeiro semestre de 2013, o tíquete médio desembolsado em compras pela internet foi de R$ 1.263,00.
Em vestuário e calçados, o valor médio foi de R$ 159,43 no mesmo período. Entre os motivos alegados
para não comprar pela web, 84% alegam a impossibilidade de ver ou experimentar o produto.