Rua Quatro, 101 - Parque Industrial
(44) 3629-1957 / 3629-3912
87.200-000 - Cianorte/PR
sinveste@uol.com.br
www.sinveste.com.br
O empresário cianortense Oséias de Souza Gimenes acaba de colocar no mercado um sistema que promete agilizar o gerenciamento da produção das confecções com maior exatidão e eficácia na obtenção dos dados. Trata-se do SIM – Sistema Inteligente de Monitoramento de Produção em Tempo Real, um software de fácil manuseio e utilização, desenvolvido exclusivamente para monitorar a área de PCP (Planejamento e Controle da Produção).
Com ele, é possível acompanhar, em tempo real, tudo o que está ocorrendo no chão de fábrica e obter diferentes gráficos de análise: relatórios de operações, eficiência (do maquinário e da produção), registros de paradas, tempo de ociosidade e de retrabalho. “A função desempenhada pelo SIM é similar à do cronometrista, porém de modo otimizado, uma vez que elimina tarefas clássicas como cálculos manuais, planilhas e arquivos físicos”, observa Oséias.
Segundo ele, todos os dados são mensurados em quantidade, tempo, percentuais e valores. As informações são fornecidas pelo próprio trabalhador durante a execução de suas funções e podem ser utilizadas também para identificar e valorizar o potencial de cada colaborador, permitindo fazer o rastreamento de operações, lotes e pedidos.
Os relatórios e gráficos gerados podem ser enviados a qualquer momento aos principais gestores da empresa por e-mails previamente cadastrados, e servem de base para a tomada de ações preventivas ou corretivas, além de auxiliar na decisão de novos investimentos em inovação, como informa o empresário. “Tudo isso resulta em redução de custos e aumento de competitividade para as empresas”, destaca.
Oséias Gimenes, que também é Secretário Geral do Sinveste, informa que o SIM começou a ser desenvolvido em 1997 para uso interno de sua própria empresa, a Gravataí Confecções. Funcionou tão bem que, pouco mais de uma década depois, o empresário decidiu comercializar o sistema. Buscou então a ajuda de técnicos do SENAI e de um engenheiro mecânico para desenvolver os equipamentos eletrônicos.
Foram mais quatro anos de pesquisas e testes até chegar ao módulo atual, formado pelo software e um aparelho que registra os dados cujo design lembra o das maquininhas de cartão de crédito. O programa interage com outros sistemas disponíveis no mercado e não se restringe às confecções. “Pode ser utilizado por qualquer empresa que utilize mão de obra intensiva, como as do setor calçadista, moveleiro e metal-mecânico”, garante Oséias.
Ele esclarece que sistemas similares existentes no mercado interagem somente na produção de máquinas. “Rastreia-se veículos, pessoas e cargas, mas o chão de fábrica não contava com esse dispositivo. Com certeza, é o primeiro sistema focado onde realmente está o capital do empresário”, afirma. O SIM é compatível para micros, pequenas ou grandes empresas.
Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (44) 3631-8028 ou pelo e-mail: observatoriofabril@gmail.com.