Rua Quatro, 101 - Parque Industrial
(44) 3629-1957 / 3629-3912
87.200-000 - Cianorte/PR
sinveste@uol.com.br
www.sinveste.com.br
A grande quantidade de resíduos têxteis das confecções de Cianorte agora vai ter um novo destino. A empresa Baleco Reciclagem está recolhendo em média 300 toneladas mensais de retalhos de jeans das confecções locais e vendendo para uma recicladora de Brusque/SC, onde são transformados em forro de assentos e mantas anti-ruídos de veículos.
De acordo com o presidente do Sinveste Cianorte, Wilson Becker, essa iniciativa é positiva para todos. "Sem dúvida, é um benefício para o setor. Uma das vantagens é o baixo custo que as empresas irão ter, porque antes o gasto para o destino destes resíduos era maior", afirma.
Segundo ele, outro ponto importante da reciclagem é a geração de empregos que essa medida proporciona. "A reciclagem de resíduos têxteis é fundamental, porque irá gerar novos postos de trabalho", ressalta.
O diretor da empresa, Fabio Ramos, conta que o negócio surgiu como opção depois de uma minuciosa análise do mercado. "A reciclagem de resíduos têxteis ainda é incipiente no país, onde somente 10% dos retalhos descartados são reaproveitados para a produção de barbantes, mantas, forração de colchões, estopas, entre outros materiais", afirma.
Ele destaca ainda os benefícios sociais que a reciclagem dos resíduos têxteis oferece às pessoas. "Gera emprego e renda, além de promover a inclusão social", ressalta. Atualmente, a Baleco emprega dez funcionários em Cianorte e outros dez em Pérola, porém pretende dobrar esse número até 2013.