SINQFAR

III Fórum de Negociações Coletivas traça panorama da CCT 2013-2014

Público recorde tem resultados produtivos em evento preparatório às negociações

clique para ampliar>clique para ampliarEncontro traçou panorama de negociações coletivas (Foto: Divulgação)

Com público recorde formado por representantes de empresas associadas, o III Fórum de Negociações Coletivas, realizado no dia 02 de agosto, na Sala dos Conselhos da sede da Fiep no Jardim Botânico, em Curitiba, traçou o panorama das negociações coletivas do Sinqfar neste segundo semestre, sendo um dos eventos mais produtivos já realizados com vistas à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

A coordenadora do evento, Cassiana Frazão Melek, responsável pelo departamento jurídico do sindicato, avaliou que a data escolhida foi propícia porque o Fórum ocorreu logo após o evento de 50 anos do Sinqfar. “O Fórum consolida-se a cada ano e é sempre muito participativo, porque diz respeito direto aos interesses das empresas”, avaliou.

Após a abertura, a economista da Fiep, Maria Cecília Flores Cordeiro, apresentou o contexto econômico do setor químico e farmacêutico no Paraná. Em seguida, Cassiana apresentou os resultados de um amplo estudo sobre o panorama geral das negociações coletivas do Paraná e do setor nos Estados onde a Fiep atua. Cassiana tratou ainda de perspectivas e propostas para a CCT.

“Esse é um momento muito importante de mostrar o que já aconteceu durante o primeiro semestre, detalhando como outras categorias negociaram suas datas base, tanto na nossa região como em outros Estados. Isso amplia muito a visão porque são dados conjunturais, que refletem a realidade nacional”, explicou Cassiana.

O presidente do Sinqfar, Marcelo Ivan Melek, falou sobre o cenário das negociações em 2013, com reflexões e considerações relevantes sobre a conjuntura atual. Após as apresentações, foi aberto o espaço para um debate em grupo. A rica discussão culminou em propostas concretas de índices econômicos e cláusulas sociais para a CCT 2013-2014. “O resultado foi excelente, principalmente pela forte participação. O fórum é um grande evento preparatório para as nossas convenções em um trabalho que começa a ser feito no início do ano”, avaliou o presidente do Sinqfar.

PONTOS DE DESTAQUE

▪ Os dados apresentados incluíram o INPC acumulado de janeiro a julho/13 e a projeção para o segundo semestre do ano.

▪ Referência para as negociações - o Fórum apresentou números do Salário Mínimo Regional por grupos de trabalhadores.

▪ Dentre as categorias que já realizaram CCT´s, foram apresentados dados do setor Cal, Fiação e Tecelagem, Vestuário, Construção Pesada, Montagem Industrial e Material Plástico no Norte do Estado.

▪ Ampliando a visão de conjuntura, o Fórum apresentou detalhes como a variação de reajustes salariais de janeiro a junho/13. O primeiro mês do ano teve reajustes reais de 3,87% e o sexto mês de 3,3%.

▪ Os presentes puderam avaliar índices já negociados em 2013 em CCT´s fechadas pelos setores afins ao Sinqfar nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Goiás.

▪ Os resultados das CCT´s fechadas pelo Sinqfar nos últimos três anos ampliou a visão dos presentes, que puderam rememorar índices e dados relevantes.

▪ O III Fórum apresentou, por fim, dois itens de reivindicação:  retirar o limitador  da correção salarial e manter a cláusula 61 do Acordo Coletivo.

AGE aprova taxa de reversão patronalPresidente do Sinqfar debate educação e mundo do trabalho