SINQFAR

Seminário prepara empresas para a logística reversa

Evento promovido pelo Sinqfar chama a atenção das empresas para a necessidade de estarem envolvidas no processo

clique para ampliar clique para ampliarSeminário foi realizado por videoconferência para quatro cidades (Foto: Divulgação)

O Seminário de Logística Reversa, iniciativa do Sinqfar, já pode ser considerado histórico para o sindicato. Realizado no dia 25 de abril, foi o primeiro a promover uma discussão conjunta e mais ampla sobre o tema que, de acordo com a Lei Federal 12.305/10, repassa para o fabricante, comerciante e consumidor a destinação final dos produtos que geram impacto ao meio ambiente.

Quatro cidades do Paraná – Curitiba, Cascavel, Maringá e Ponta Grossa – enviaram representantes ao evento, que foi transmitido por videoconferência. O seminário foi aberto pelo presidente do Sinqfar, Marcelo Ivan Melek, que, após os agradecimentos iniciais à Fiep pelo apoio e aos participantes, fez um resumo da lei e das ações implementadas até o momento.

O presidente também chamou a atenção para a necessidade de um envolvimento maior das empresas no processo. “Temos 64 empresas associadas e uma parcela muito pequena está aqui hoje. Temos que lembrar que aquelas que não forem representadas pelo sindicato ficarão desprotegidas e terão que apresentar um plano interno, o que pode ser muito mais difícil do que já é”, alertou.

Na apresentação individual, os representantes das empresas – advogados e funcionários ligados às áreas de meio ambiente e logística – reforçaram o interesse em acompanhar o processo de implantação da lei.

O seminário contou, ainda, com a participação do gerente de Relações com Sindicatos da Fiep, Milton Wittig Bueno, que elogiou a iniciativa. “Melek tem sido um grande parceiro na Fiep e tenho que parabenizá-lo pela brilhante iniciativa de discutir esse tema, que envolve 46 mil indústrias no Estado”, ressaltou.

Em seguida, a coordenadora de Logística Reversa do Sinqfar, Ana Lúcia Demeterco Airoldi, conduziu o evento, esclarecendo as dúvidas dos participantes e apresentando de forma detalhada a sistemática de participação das empresas nas ações do sindicato. O objetivo é a elaboração de um Plano de Ação, que será apresentado dia 24 de maio, à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema).

Destaques:

VISITA À SEMA - O presidente detalhou a visita ao coordenador Estadual de Resíduos Sólidos da Sema, Laerty Dudas, ocorrida no dia 18 de abril. Na ocasião, foram apresentadas as ações estratégicas para cumprimento das etapas previstas pela lei. Dudas destacou que o Sinqfar foi o primeiro sindicato a se manifestar sobre o tema, colocando-se à disposição para uma parceria, desde que as etapas sejam cumpridas.

PIONEIRISMO - Melek chamou atenção para o fato de que o Paraná é o primeiro estado brasileiro na implantação da logística reversa. “Não temos modelos para seguir. Ao contrário, nós é que vamos criar modelos que vão servir de base para os outros estados”.

AÇÕES ESTRATÉGICAS - O presidente do Sinqfar resumiu aos participantes as ações do sindicato até o momento, em ordem cronológica:

Novembro/12 - Assinatura do termo de compromisso com a Sema, comprometendo-se a entregar o esboço de uma plano setorial para os segmentos químico, farmacêutico e de cosméticos até maio de 2013.

Março/13 - Contratação de Ana Lúcia Demeterco Airoldi para coordenar a logística reversa. Ana Lúcia tem o papel de estabelecer contatos diretos com as empresas, conhecer suas demandas individualmente e organizar subsídios para formulação do plano setorial. A coordenadora também está conhecendo modelos de logística reversa e deve propor soluções.

Abril/13 - Visita à Sema. Iniciativa que reforça junto à secretaria o esforço em conduzir o processo com iniciativas produtivas e que assegurem uma base para as empresas representadas pelo Sinqfar.

AUMENTO DE CUSTO ÀS EMPRESAS - O Plano de Logística Reversa a ser elaborado envolverá custos para as empresas e pode representar um aumento significativo na formação dos custos de seus produtos. Mais um motivo para a importância da participação no projeto, encontrando a melhor solução e o menor custo possíveis.

Sinqfar elege diretoria para quadriênio 2013-2017Curso avançado de BPF tem lotação esgotada e fila de espera