SINQFAR

Paraná representa quase 10% do complexo químico brasileiro

O Estado conta com 916 empresas que fabricam desde explosivos até remédios e cosméticos

O complexo químico no Paraná é bastante completo. Reúne empresas que atendem praticamente todos os setores que compõem a vasta gama de atividades da indústria. O Estado concentra 916 empresas voltadas a este setor. Elas representam 9,3% da atividade em todo o Brasil.

Em 2009, dado mais recente sobre empregos na indústria química no Estado, o Paraná registrou 22.090 postos de trabalho, representando 6,9% do total de empregados do País nesta atividade. As informações são do Ministério do Trabalho e Emprego via Relação Anual de Informações Sociais (MTE/RAIS).

As empresas instaladas no Estado representam 29 segmentos da indústria química que atendem áreas como tintas, vernizes, resinas termoplásticas, adubos e diversos outros. Por mais distintos que possam parecer uns dos outros, todos possuem raízes na mesma atividade base.

Complexo
A indústria química pode ser chamada de complexo químico por conta da diversidade das cadeias produtivas compreendidas pelo segmento. Para entender melhor a abrangência do setor, a Coordenação de Desenvolvimento da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) parte do enfoque de cadeias produtivas. Assim fica mais fácil observar como atividades aparentemente tão distintas fazem parte do mesmo segmento.

clique para ampliar clique para ampliarFluxograma Cadeia Química (Foto: Coordenação de Desenvolvimento Fiep)

Exportações têm 5,8% de reduçãoBombril entra no setor de cosméticos com marca Ecologie