SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

A Deliveria é incorporada à iFood, maior player do segmento no Brasil

Empresa londrinense - que vende refeições para consumidores que utilizam o sistema delivery na internet - é um case de sucesso no ramo das startups

clique para ampliarclique para ampliarO interesse do IFood em comprar A Deliveria se justifica pela consolidação da A Deliveria no mercado em que atua (Foto: Freeimages)

Uma ideia simples, porém inovadora, foi o ‘ponta pé’ inicial para começar um negócio sustentável e lucrativo. Em 2010, o então estudante Gabriel Lorencette encontrou na Inglaterra uma empresa que oferecia um sistema de delivery de vários estabelecimentos por meio da internet. O modelo inspirou a criação da A Deliveria, em 2013, fundada por ele e pelos sócios Roberto Moreira e Marlon Pascoal.

Roberto Moreira relata que a empresa foi incubada pela Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2014, que também forneceu aporte financeiro para o negócio. "Hoje, A Deliveria realiza 15 mil pedidos por mês e possui mais de 150 restaurantes cadastrados. Também expandimos o serviço para outras cidades como Cambé, Maringá e Joinville (SC)", afirma.

Com os negócios indo de 'vento em polpa', em 2015, o grupo vendeu a empresa para o iFood - maior player do segmento, que se tornou uma das cinco maiores empresas do setor no mundo após a fusão com o RestauranteWeb. O interesse do iFood em comprar A Deliveria se justifica pela consolidação da marca no mercados em que atua.

A empresa londrinense é um exemplo de negócio bem sucedido e de uma empresa inovadora, que possui clientes fiéis e oferece facilidade para os consumidores que têm o hábito de solicitar comida via internetou por aplicativos para celular. Além disso, o negócio tem potencial para ampliar o faturamento de forma exponencial, por meio do crescimento do número da base de clientes e de empresas cadastradas. Para o iFood, a aquisição da A Deliveria representa assumir a liderança na região de Londrina e no mercado brasileiro.

A Deliveria segue o modelo de negócios das startups, que podem ser definidas como empresas jovens e extremamente inovadoras em qualquer área ou ramo de atividade, que procuram desenvolver um modelo de negócio escalável e repetível. As startups são uma tendência e têm revolucionado o mercado ao apresentar novos modelos de negócios, na opinião de Fabrício Bianchi, consultor do Sebrae/PR.

Ele acrescenta ainda que Londrina apresenta um ambiente favorável para o surgimento de novas startups. “Contamos com uma governança engajada, com incubadoras dentro das universidades, com um Arranjo Produtivo Local atuante e com investidores-anjo, que financiam projetos inovadores. A integração de todos esse atores, que apoiam e que dão condições para o surgimento, chegada ao mercado e crescimento das startups, como vimos no case da A Deliveria, são fundamentais para estimular o nascimento de novas empresas que seguem esse conceito”, destaca.

Micro e pequenas indústrias paranaenses têm a oportunidade de discutir inovação, crédito e competitividadeCNI e Fiep lançam plano de ação para setor de software