A internet, ao mesmo tempo em que criou novas possibilidades de relacionamentos, trouxe para o judiciário demandas e conflitos até então inexistentes. Quando surgiu, o mundo virtual não possuía regras específicas e as leis tiveram que acompanhar as mudanças. Os instrumentos virtuais criaram a possibilidade da prática de novos crimes, como a ação de hackers ou a criação de vírus – os chamados crimes cibernéticos puros. Além disso, propiciaram uma nova forma de realização de velhos delitos, como o estelionato e o plágio, por exemplo.
Para aproximar os empreendedores digitais e o setor judiciário, no próximo dia 6 de maio, às 19 horas, a Ordem dos Advogados de Londrina (OAB Londrina) promove o I Simpósio de Direito Digital. O evento terá duas palestras: “Propriedade Jurídica dos softwares e suas consequências jurídicas” e “Desafios jurídicos para os novos empreendedores digitais”, ministradas respectivamente por Fernando Peres e Leonardo Serra de A. Pacheco.
De acordo com o advogado e coordenador da comissão digital da OAB Londrina, Thales Takada, a intenção do simpósio é atualizar os empreendedores. “O direito digital possui muitos fatos novos, que envolvem as novas tecnologias. A proposta do evento é educar os empresários no que diz respeito à cultura digital, por meio da apresentação de questões que envolvem temas jurídicos e empresariais”, afirma.
O simpósio conta com o apoio da BIS2BIS, Sebrae/PR, Caixa dos Advogados do Paraná, Solintel e MC Cópias Alagoas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (43) 3294-5900. Será cobrada uma taxa de R$ 10 para emissão de certificado.