Líderes dos Arranjos Produtivos Locais (APL’s) de Software e representantes da Assespro-PR e do Sebrae/PR participaram de um encontro para discutir ações para o segmento. Na primeira reunião da governança do setor de Tecnologia da Informação (TI) do estado, realizada em Curitiba no mês de dezembro de 2014, foram avaliadas estratégias para o desenvolvimento da cadeia no Paraná.
A governança estadual teve início a partir de um estudo feito pela Competitive Strategy Insurance (CSI), de Barcelona, na Espanha, que mapeou o setor no estado. Com a formação da governança será possível propor iniciativas que favoreçam o segmento, além de ações que promovam a interação da indústria de TI com outros setores econômicos. “Com a governança estadual, vamos conseguir pensar em iniciativas que estejam alinhadas. Queremos que as entidades que estão envolvidas com o setor possam desenvolver ações convergentes no estado para alavancar o desenvolvimento da indústria de TI”, destaca Fabrício Pires Bianchi, consultor do Sebrae/PR em Londrina.
Os líderes dos APL’s apresentaram as principais demandas de cada região. Os destaques do APL de Software de Maringá são a qualificação de mão de obra e retenção dos talentos nas indústrias.
Já os representantes do APL de Software da região sudeste e do APL de Software dos Campos Gerais falaram sobre a necessidade de formação de mão de obra qualificada para atender as demandas dos empreendimentos da região.