SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Parabéns, Londrina!

Em 80 anos de vida, Londrina se transforma em uma cidade plural: abriga um dos maiores polos universitários do país, se destaca na atividade agrícola e se consolida como uma referência na área de TIC

O mês de dezembro marca a comemoração dos 80 anos de Londrina. A história da cidade começou com a chegada da Companhia de Terras do Norte do Paraná, liderada pelo inglês Craig Smith, que se estabeleceu no Marco Zero, em 1929. Os ingleses são considerados os primeiros colonizadores de Londrina, cujo nome faz alusão à “Londres”, capital da Inglaterra. A expedição também se encarregou de distribuir as terras. A região da Warta, por exemplo, foi reservada para poloneses, que antes moravam em Santa Catarina. A colônia se dedicou ao cultivo de frutas e à gastronomia. Mais tarde, com o início da produção cafeeira, Londrina atraiu imigrantes italianos e japoneses, além de brasileiros de outros estados.

A miscigenação é um traço marcante da cidade e é descrita nos versos que compõem o hino de Londrina: “Cidade de braços abertos/ A todos os filhos do nosso Brasil/ E a todos aqueles de Pátrias distantes/ Que aqui confiantes/ Sob um pálio anil/ Seu lar construíram e aos seus filhos se uniram/ E aos filhos se uniram do nosso Brasil/ Cidade que sobe, que cresce/ Que brota e floresce/ Que em frutos se expande!”.

A letra define o espírito de Londrina, que acolheu todos que se mudaram para cá em busca de uma vida melhor. A filha de Londres cresceu rápido. A cidade surgiu como “eldorado do sertão”, reunindo mais de 40 etnias de todos os continentes, graças à fertilidade da terra roxa, e logo virou a “capital mundial do café”, de tantas glórias e riquezas. Hoje, aos 80 anos, não parece mais uma cidade do interior.

A área de influência socioeconômica primária e secundária de Londrina se estende a 200 municípios integrando cerca de 4,5 milhões de habitantes. Uma população acadêmica superior a 70 mil pessoas faz de Londrina um dos maiores centros universitários do Brasil, com a presença de renomadas instituições públicas e privadas. O setor agrícola movimenta mais de 1 bilhão de reais por ano em Londrina e colhe cerca de 4 milhões de toneladas de soja, correspondendo a 30% do volume produzido pelo Paraná.

O histórico edifício América, na região central, agora espremido entre prédios mais altos e modernos, ainda não perdeu sua vocação e continua sendo um dos principais centros de corretagem de café do Brasil. A pujança do setor imobiliário, a consolidação da cidade como uma referência na área de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), a efervescência do comércio e o crescimento da atividade industrial, além o engajamento das entidades de classes, emprestam a Londrina ares de metrópole.

Na opinião de Marcus von Borstel, presidente do SINFOR, é raro encontrar uma cidade que teve um desenvolvimento tão acelerado como Londrina. “É genial. Londrina cresceu de forma espetacular, mas mantém o perfil acolhedor”, afirma.

Homenagem

Para celebrar os 80 anos da cidade, a prefeitura de Londrina, em parceria com entidades como Sistema Fecomércio-PR, Sebrae/PR, Associação Comercial e industrial de Londrina (ACIL), Universidade Estadual de Londrina (UEL), PUC-PR, Londrina Convention, Unifil, entre outras, criaram o site http://londrina80anos.com.br.

Confira abaixo alguns depoimentos registrados na página sobre a expectativa dos moradores para o futuro de Londrina:

“Londrina, em 80 anos, traz na sua história um povo trabalhador, portanto não podemos senão esperar que o presente, aliado ao futuro, possa trazer mais realizações a todos os londrinenses, em especial às crianças, que serão a ferramenta do avanço de nossa cidade. A ideia de cidade polo em Tecnologia de Informação e Comunicação (Londrina Cidade Genial em TI e Comunicação) trará ainda mais progresso e com certeza melhor condição econômica ao londrinense.”, por Edson Evangelista da Silva.

“Imagino, em oito décadas, meus filhos cuidando dos seus netos, brincando à beira do Igapó. Imagino jovens empreendedores da cidade transitando a pé na hora do almoço, empolgadíssimos com os negócios que estão desenvolvendo aqui. Imagino crianças sonhando com o mundo de possibilidades que a cidade lhes estimule. E para hoje, eu desejo a comunidade atuando para que, em 80 anos, faça deste sonho a nossa cidade”, por Gabriel Henríquez.

“Gostaria de deixar não minha visão pessoal de futuro, mas sim a Visão de Futuro do Fórum Desenvolve Londrina para 2034 (ano do Centenário da cidade): uma comunidade ativa e articulada, construindo uma cidade humana, segura e saudável, tecnologicamente avançada, integrada com a região Norte do Paraná e globalmente conectada, com uma economia diversificada e dinâmica, promovendo o equilíbrio social, cultural e ambiental”, por Paulo Sendin.

"Organiza o Natal"Pacto pela competitividade da indústria brasileira é desenvolvido por grupo de trabalho na Fiep