A dupla de industriais londrinenses Luís Carlos de Albuquerque Silva e Leandro Martini lançou em São Paulo, durante a feira E-commerce Brasil, em agosto, o Digiglass. Trata-se de um totem digital em que as pessoas podem experimentar roupas virtualmente.
O provador virtual utiliza a tecnologia 3D para codificar peças de roupas. A ferramenta ainda conta com uma câmera, que filma o cliente. Com o Digiglass, as pessoas podem escolher os modelos à distância a partir do posicionamento das mãos em frente ao totem e visualizar como ficariam vestidas com as roupas selecionadas. Além de facilitar a prova, o dispositivo armazena informações sobre o perfil dos clientes e gera relatórios. “Não identificamos outro produto parecido no Brasil, que forneça uma pesquisa de mercado”, comenta Leandro Martini.
Para a criação do dispositivo, os empreendedores contaram com o subsídio de R$ 300 mil do Senai. A verba foi distribuída para 26 indústrias paranaenses selecionadas em 2012 em edital que previa o financiamento de projetos inovadores. Além da ajuda financeira, os industriais contaram com a parceria do Senai no desenvolvimento do projeto, que teve a participação de 20 pessoas.