SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

CaféTec discute assuntos relevantes no setor de TI

IBM apresentou ferramentas para os industriais de Londrina

clique para ampliar>Luister Bonzanini apresentou ferramenta da IBM durante edição de julho do CaféTec (Foto: Divulgação/LB2)

Os temas discutidos nas edições de julho e de agosto durante o CaféTec apresentaram novidades para os industriais do setor de Tecnologia da Informação de Londrina e região. O diretor da LB2 Consultoria, Luister Bonzanini, apresentou ferramentas integradas da IBM que transformam o e-mail comum em núcleos de contato e informação mais dinâmicos e produtivos para as empresas.

Em janeiro, a plataforma já havia sido destacada por Bonzanini no IBM Connect 2014, um evento em Orlando, nos Estados Unidos. Na ocasião, ele apresentou o case de um produto desenvolvido para a Sercomtel. A ferramenta ajudou a organização a armazenar e proteger um dos seus ativos corporativos mais preciosos: seus dados.

Com a implantação do produto, a empresa de telefonia ganhou na agilidade do atendimento e economizou aproximadamente R$ 100 mil por ano. O diferencial na ferramenta, de acordo com Bonzanini, é a concentração do conhecimento da empresa numa única plataforma para facilitar a comunicação. “É como se fosse uma rede social corporativa. Todas as informações são centralizadas no mesmo espaço”, conta.

Bonzanini também comentou sobre a importância dos softwares de colaboração, que possibilitam que as empresas criem uma biblioteca própria de dados para a pesquisa dos colaboradores. “Isto garante mais autonomia e agilidade em todos os projetos, atingindo níveis muito superiores de produtividade em toda a organização. Em outras palavras, é trabalhar de forma inteligente, e não trabalhosa”, destaca.

O evento ainda contou com a presença de Rafael Peretti, gerente regional IBM, que apresentou o atual posicionamento da empresa frente às novas tecnologias de software que acompanharão tendências como Cloud Computing e Mobile. No mês de agosto, o CaféTec teve a participação do conselheiro fiscal da Associação Nacional das Operadoras de Celulares (ACEL) e diretor executivo do Sercomtel Participações S/A, Guilherme Souza, que ministrou a palestra “Smart Cities - Perspectivas para o futuro”.

Na opinião de Gabriel Henríquez, presidente do Arranjo Produtivo Local (APL) de Softwares de Londrina e Região, o objetivo do CaféTec, promovido em parceria com o Sebrae/PR, é trazer para os associados um assunto de relevância na área tecnológica e contribuir com o desenvolvimento de toda a cadeia e também da comunidade. “Já tivemos a participação de empresas como a IBM, além de palestrantes de renome, como o vice-prefeito de Londrina Guto Bellusci, entre outros”, afirma.

Medidas podem ajudar a indústria a economizar até 25% na tarifa de energia elétricaLondrinenses criam espelho virtual para provar roupas