A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), juntamente com o Sebrae/PR, lançou em Curitiba um plano estratégico para tornar as empresas de TI mais competitivas e identificar no estado as áreas com maior potencial para o setor. O estudo contemplou um mapeamento dos seis principais polos de tecnologia no Paraná - Maringá, Londrina, Curitiba e Região Metropolitana, Campos Gerais, Oeste e Sudoeste. As regiões contemplam 8,2 mil empresas, que empregam 16,3 mil pessoas.
O estudo apontou que os serviços de ERP, que envolvem a gestão de processos em empresas, respondem por 51% da atividade do setor de TI, seguidos pela área de software house (empresas que desenvolvem programas de computador para fins comerciais), com 22%.
O plano, desenvolvido junto à consultoria internacional Competitiveness e com a participação de empresários de TI, também apresenta um "mapa de oportunidades" com os segmentos considerados estratégicos para o crescimento do setor no Paraná. A intenção é que o mapeamento seja utilizado para embasar investimentos e políticas públicas a médio e longo prazo.
Entre os setores considerados potenciais, estão a utilização de tecnologia no agronegócio, a gestão remota - que contempla captura e processamento de dados - e soluções omnichannel (em vários canais de venda) para o varejo.