SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Semana da Indústria movimentou o Estado

Programação, que aconteceu em todas as regiões do Paraná, foi marcada por homenagens a empresários e debate sobre as prioridades para o setor. Sinfor participou do evento

clique para ampliar>clique para ampliarIndústria do Paraná emprega 851 mil trabalhadores (Foto: Agência Fiep)

Para destacar a importância do setor industrial do Estado e promover uma reflexão sobre o cenário atual do segmento no Paraná e no Brasil, a Fiep realizou em maio mais uma edição da Semana da Indústria.

Com programação em todas as regiões do estado, a iniciativa - que acontece em comemoração pelo Dia Nacional da Indústria, celebrado em 25 de maio - foi marcada por homenagens a empreendedores com expressivas contribuições para a indústria paranaense e por um amplo debate sobre as prioridades para o pleno crescimento do setor.

O Sinfor participou do evento, no dia 23 de maio, quando foram entregues, em Londrina, medalhas do Mérito Industrial para Valter Luiz Orsi e para Francisco Marcos Pennacchi (in memoriam).

Em cada uma das regionais, as atividades da Semana da Indústria contaram com a presença do presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, e dos principais executivos da entidade.

Após os encontros realizados por industriais em todo o Paraná, conduzidos pelos Observatórios Sesi/Senai/IEL, será elaborado um caderno de priorizações do setor industrial paranaense. Esse documento consolidado será entregue oficialmente aos candidatos que vão concorrer nas eleições deste ano.

A indústria em números

O setor industrial tem um peso significativo na economia do Paraná. Os últimos números, divulgados pela Fiep, comprovam isso. São 47 mil empresas, responsáveis por 51,5 mil estabelecimentos industriais, de 27 segmentos, que geram 854 mil empregos. O PIB Industrial do Paraná alcançou R$ 55,7 bilhões em 2011, sendo o quinto maior do país – atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A indústria responde por 27,3% do PIB geral do Paraná. Todo este setor é representado pela Federação, por meio de seus 109 sindicatos industriais filiados.

Com informações da Agência Fiep

Setor de TI ganha espaço na Feira EletroMetalConPlanejamento Estratégico auxilia e direciona as ações sindicais