O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realiza anualmente uma campanha de arrecadação de eletrônicos em desuso em empresas do setor de Tecnologia da Informação (TI) ligadas ao Sindicato das Indústrias de Software do Paraná (Sinfor). A iniciativa foi lançada durante encontro do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Londrina (APL-TI), em que um dos integrantes é o Sinfor. “É um trabalho de cunho social importante”, definiu o presidente do Sinfor, Gilmar Machado.
As doações começam em outubro e os aparelhos arrecadados são manipulados por alunos do curso Técnico de Informática, que atende crianças e adolescentes aprendizes e, posteriormente, reutilizados por entidades filantrópicas. “Fazemos uma triagem com material arrecadado e o que conseguimos aproveitar realizamos a manutenção”, explicou o coordenador do Laboratório de Testes do Senai de Londrina, Rosmar Aparecido da Luz. Os aparelhos e peças que não têm solução são encaminhados à organização não governamental (ONG) E-Lixo.
O Senai arrecadou ano passado dezenas de aparelhos, que abasteceram ao Lar Anália Franco de Londrina. A expectativa neste ano é que o volume de arrecadações aumente. Além do Sinfor, fazem parte do projeto o Serviço Social da Indústria (Sesi), APL, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e instituições de ensino superior da região norte do Estado.