SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Sindicato busca difundir incentivos do ISS Tecnológico

O Programa ISS Tecnológico, criado há dois anos pela Prefeitura de Londrina, não tem despertado muito a atenção do setor de Tecnologia da Informação (TI). Levantamento da Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel) mostra que apenas 6,8% dos incentivos disponíveis neste ano foram usados pelas empresas. Na tentativa de mudar este cenário, o Sindicato das Indústrias de Software do Paraná (Sinfor) está estimulando o empresariado local com promoções de palestras sobre o tema e rodadas de negócios.

O Programa ISS Tecnológico foi regulamentado através do decreto número 411, em abril de 2011. A Prefeitura renuncia por ano R$ 1 milhão do Imposto Sobre Serviço (ISS), e dá oportunidade para os empresários utilizarem os valores deduzidos do imposto para aplicarem em projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico das empresas de TI, promoção e capacitação profissional alavancando o crescimento desse setor e fomentando a criação de novos empregos.

“É um projeto circular, porque o município fornece os subsídios fiscais, você desenvolve um projeto para ficar mais competitivo e tem que adquirir produtos e serviços tecnológicos de empresas londrinenses. O dinheiro gira dentro de Londrina. A empresa londrinense tem que comprar de outra empresa londrinense com isso você capacita mais empresas fornecedoras e, consequentemente, aumenta seu faturamento”, explica o vice-presidente do Sinfor Paraná, Marcus von Borstel.

Nesta tentativa de estimular os empresários locais, o Sinfor Paraná conta com ajuda da Codel, Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“A gente vê que esse desinteresse (do empresariado pelo Programa ISS Tecnológico) é um conjunto de fatores. O empresariado brasileiro é educado para trabalhar operacionalmente. Quando ele é desafiado a pensar estrategicamente seu negócio, surge sua limitação. Por isso estamos ajudando-o a fazer um planejamento estratégico que pode gerar muito mais renda”, explica a diretora de Ciência e Tecnologia da Codel, Rosi Sabino.

“O Sebrae coloca a disposição dos empresários seus consultores que ajudam processo de desenvolvimento do projeto. Além disto os agentes locais de inovação foram capacitados para divulgarem e promoverem o uso deste programa de incentivo municipal para as empresas que estão trabalhando com inovação”, completa o diretor do Sinfor Paraná, Marcus Von Borstel.

Os ciclos de palestras ocorrem semanalmente na sede da Acil, região central de Londrina. As rodadas de negócios entre empresas de TI ocorrem mensalmente.

Sinfor integra Casa da Indústria de LondrinaEmpresas participam de campanha de doação de eletrônicos