SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Nova regra para antenas em Curitiba deve entrar em vigor até julho

Prefeitura e Câmara pretendem tornar mais fácil a instalação da rede

clique para ampliar Câmara de vereadores prevê rapidez no processo (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal recebeu, no final de abril, uma proposta formal da Prefeitura para facilitar a instalação de antenas para aparelhos celulares em Curitiba. “Demos esse prazo para que a administração mostre as mudanças que deseja. Dentro dos trâmites, queremos que a nova lei entre em vigor antes do recesso de julho”, diz o presidente da Comissão de Meio Ambiente e vereador, Bruno Pessuti (PSC).

Ainda em abril, foi realizada outra reunião entre os representantes para avaliar o tema e, segundo Pessuti, já há um consenso entre os vereadores de que a mudança é necessária para que o sistema 4G entre em operação antes da Copa do Mundo de futebol. O compromisso da Prefeitura junto à FIFA é de que até dezembro de 2013, 50% da cidade já esteja coberta pela rede.

O vereador lembra que, ao contrário das torres de telefonia, que chegam a ter 60 metros, para colocar em funcionamento o 4G não são necessárias estruturas grandes. “Podem ser utilizados prédios e construções já existentes. Em questão de saúde, não há nada a que Anatel tenha se oposto”, cita.

A gerente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Cristiane Borman, garante que os levantamentos necessários para a mudança estão sendo realizados com a maior celeridade possível. “A Prefeitura vai tentar equilibrar as demandas da iniciativa privada com o que for mais conveniente ao interesse público”, diz.

Unopar oferece treinamentos em TIExecutiva participa de treinamento