SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Benefício tributário favorece crescimento do setor

Mercado brasileiro de Tecnologia da Informação é um dos que mais se desenvolve no país e agora pode se tornar mais competitivo

Um dos altos custos para todas as empresas, inclusive as do setor de TI, é a elevada carga tributária sobre a folha de pagamentos. Porém, este cenário deve mudar com os incentivos tributários que o governo ampliou ao setor no dia 1º de agosto. O novo pacote reduz a alíquota destas empresas de 2,5% para 2% e continua a substituir a contribuição previdenciária de 20% sobre a folha de pagamentos.

Com a alteração tributária, as companhias do setor terão, em média, uma economia de 7% a 8%. A nova desoneração é a segunda medida do Plano Brasil Maior e a expectativa é de que as empresas favorecidas tornem-se mais competitivas, principalmente na venda de serviços de TI, tanto no âmbito nacional quanto no internacional, onde a concorrência é cada vez mais acirrada.

Desenvolvimento - O setor de TI é um dos que mais cresce no país. Segundo a consultoria IDC, o mercado brasileiro de tecnologia da informação movimentou US$ 102,6 bilhões em 2011, o que corresponde a um crescimento de 11,3% em relação ao ano anterior. O levantamento leva em consideração apenas o volume gerado pelo mercado interno, sem contabilizar exportações e operações internacionais. No primeiro semestre de 2012, o setor de serviços da informação cresceu 0,6% em faturamento, três vezes mais do que o PIB, que registrou um crescimento de 0,2%. Se comparado ao mesmo período do ano passado, o aumento corresponde a 4,1%, um acréscimo ainda maior.

Negociação coletiva promove integração entre empresas de TIGoverno decide investir R$ 500 milhões na produção de software