SINELTEPAR

Sindicato das Empresas de Eletricidade, Gás, Água, Obras e Serviços do Estado do Paraná

Geração híbrida de energia é tema de apresentação na Fiep

Equipe do SINELTEPAR acompanhou a explicação sobre a tecnologia

O SINELTEPAR participou de uma apresentação na Fiep, em Curitiba, sobre um serviço de geração híbrida de energia. Isto acontece, por exemplo, em pequenas propriedades de criação de galinhas ou porcos, onde o esterco, quando colocado em biodigestores, produz esterco de qualidade (usado para adubos nas plantações). Neste caso, o agricultor economiza na adubação da plantação de milho, que será usado para a alimentação da própria criação de animais.

O outro subproduto do biodigestor é o gás metano, que será utilizado para alimentar um motor acoplado à um gerador elétrico. Este gerador gera energia elétrica a partir das fezes, que é gerada em grande quantidade pelos animais. Esta energia é então utilizada no próprio aviário. Com isto, a empresa economizaria muita energia elétrica paga à concessionária.

Além do gerador elétrico, durante o dia, outra fonte seria a energia fotovoltaica. O sistema consiste em placas solares acopladas à inversores de tensão, que injetam energia elétrica na rede elétrica da concessionária. Quando está injetando energia elétrica na rede, não há pagamento para a concessionária.

Trata-se de duas fontes de energia distintas (uma vem do sol e a outra do gás metano gerado), porém em uma mesma propriedade. A apresentação demonstrou as possibilidades de geração de energia híbrida, que pode se tornar uma alternativa para empresas de diferentes setores.
Mais uma edição do Curso de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos