Sindvest Maringá

Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá

Congresso Internacional ABIT foi um sucesso

Evento reuniu empresários para discutir novidades que abrangem toda a cadeia têxtil; Sindvest Maringá e Sebrae/PR promoveram caravana para congresso

clique para ampliarclique para ampliarParticipantes da caravana elogiaram a iniciativa (Foto: Divulgação)

O primeiro Congresso Internacional Abit 2016, que ocorreu em São Paulo, nos dias 1º e 2 de junho, reuniu cerca de 400 empresários. A programação do evento incluiu discussões estratégicas para o setor sobre como os olhares do cenário global estão voltados para inovação, sustentabilidade, internacionalização e macrotendências, além das novas tecnologias, modelos de negócios e perfil do consumidor.

O evento foi realizado pela Abit, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), por meio do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira).

Um dos destaques do evento foi a apresentação de uma visão positiva sobre a indústria têxtil, que segue buscando fomentar o comércio exterior, que mesmo enfrentando há tempos a concorrência estrangeira tem expandido suas ações para além das fronteiras. O otimismo com as exportações foi ratificado pelo presidente da Apex-Brasil, David Barioni, que relatou que, de janeiro a maio deste ano, a indústria têxtil já exportou cerca de R$ 650 milhões.

O evento ainda contou com o lançamento do livro “A quarta revolução industrial do setor têxtil e de confecção: a visão de futuro para 2030”, organizado por Flavio da Silveira Bruno, com a intenção de aproximar o Brasil da revolução industrial que já acontece em outros países. A obra une história e tecnologia por meio de imagens e vídeos disponíveis em QR Code, diferencial que facilita a compreensão dos leitores.

Caravana

Dada a importância do evento, o Sindvest Maringá, em parceria com o Sebrae/PR, organizou uma missão empresarial para participação no congresso. Vinte empresários de Maringá e região participaram da ação.

Rosângela Corrêa, gerente do Sindvest Maringá, acredita que participar do evento foi muito importante. “Foi uma grande oportunidade para ampliar o conhecimento e acessar informações importantes sobre o futuro, novas tecnologias e processos que irão mudar, de forma significativa, o jeito de fazer moda", comenta.

Para Guilherme Rissardi, da empresa Uniformes Paraná, a participação no congresso da ABIT mostrou tendências e tecnologias que fizeram o empreendedor a repensar o planejamento das indústrias nos próximos cinco anos. “Vimos ações de empresas líderes em seus segmentos que precisam ser replicados no setor têxtil, para ganho de competitividade e geração de valor. Agradeço ao Sindvest Maringá e ao Sebrae/PR pelo apoio nessa missão", diz.

Guilherme Scalon, da empresa Scalon, comenta que o congresso da ABIT foi um evento ímpar, pra ficar na memória. “Sem dúvida, uma oportunidade de ouro para adquirir novos aprendizados, conhecer pessoas do ramo e ficar por dentro do que está por vir neste mundo cada vez mais acelerado!", finaliza.

Plano Estadual de Infraestrutura e Transportes pontua obras importantes até 2035Fluxo de caixa e Pesquisa de Satisfação de Clientes são temas de capacitação no Sindvest Maringá em julho