Sindvest Maringá

Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá

Oportunidades para 2016

Leia a mensagem de final de ano do presidente do Sindvest Maringá, Carlos Ferraz, aos associados

clique para ampliarCarlos Ferraz, presidente do Sindvest Maringá (Foto: Divulgação)

Confira a seguir a mensagem de final de ano do presidente do Sindvest Maringá, Carlos Ferraz, aos associados:

Dia após dia somos surpreendidos com as turbulentas ações do nosso governo, que refletem diretamente na economia e no bolso de cada um de nós. Até para os economistas mais renomados está difícil prever quando voltaremos a ter um horizonte mais azul!

Entretanto, diante do panorama que nos é apresentado agora, podemos encontrar algumas luzes no final deste longo túnel. Digo isto porque, durante anos, a indústria de confecção sofreu com a entrada maciça de produtos importados que vinham competir, de forma muito injusta, com o produto nacional. Com o dólar muito mais baixo do que o que temos hoje, tínhamos o comércio inundado por peças "made in China", que chegavam diariamente em milhares e milhares de containers, a preços impossíveis se serem batidos pela indústria nacional, por motivos dos quais já nos cansamos de falar: alta carga tributária, legislação trabalhista que sufoca o empregador, burocracias, etc, etc, etc...

Claro que as indústrias ainda sofrem com todos estes problemas...menos, em relação ao valor do dólar. E este fator já irá dar um fôlego para a indústria nacional.

Com a moeda estrangeira batendo a casa dos R$ 4, o produto importado já não é mais tão atraente quanto antes. As indústrias que levavam a produção para outros países, já enxergam que deverão nacionalizar a produção novamente. O comércio, vendo os estoques abaixando, serão impulsionados a comprar o produto nacional, que hoje se mostra muito mais competitivo. E por fim, o consumidor, que por muito tempo voltou com as malas cheias das viagens internacionais, deixando de consumir no mercado interno, já não se sentem mais tão tentados aos delírios de consumo do "american lifestyle".

Eu sei que está piegas dizer que "devemos encontrar a oportunidade na crise". Contudo, devemos, sim, olhar para este horizonte cinza que nos é apresentado e enxergar como sobreviver a ele.

Esta não é a primeira vez que nos deparamos com a inflação em alta, com a possibilidade de impeachment e uma desordem na economia nacional. Entretanto, esta é sim a primeira vez que estamos vendo a corrupção sendo combatida e a justiça cumprindo seu papel. E é por isso que não devemos nos abater e nos entregar. Essa fase irá passar e voltaremos a vislumbrar um Brasil de boas oportunidades.

Estamos há alguns dias do Natal e desejo a todos um tempo de paz dentro do coração de cada um. Que sejamos capazes de aproveitar estes dias ao lado de nossas famílias, nos dando uma trégua nas cobranças diárias. Estes momentos, nos ajudam a limpar a mente dos problemas e a encontrar as soluções.

Aproveito também para convidá-los a estarem mais presentes nas ações do Sindvest Maringá, que é a casa do empresário da moda de Maringá e região. É neste período de que devemos estar mais unidos.

Desejo a todos um Natal abençoado e um 2016 de muita fé e trabalho.

Abraços,

Carlos Alexandre Ferraz

Cinco bons motivos para ser associado a um sindicatoAção social do sindicato promove desfile em prol do Hospital das Clínicas em Curitiba