Sindvest Maringá

Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá

Estudante da UEL vence concurso Paraná Criando Moda

Gustavo das Neves conquistou o primeiro lugar no concurso e é o novo talento da moda paranaense com o projeto "Dobra, desdobra, remonta, itinera"

clique para ampliarProjeto vencedor do concurso durante o desfile realizado no dia 26 de novembro. (Foto: Divulgação)

Tendo como inspiração o tema “Dança Urbana - Theatrum mundi”, o estudante do quarto ano de Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Gustavo Henrique Domingos das Neves, conquistou o público e os jurados da 15ª Edição do Concurso Paraná Criando Moda. O resultado foi anunciado durante desfile realizado no dia 26 de novembro com os projetos de doze finalistas.

O estudante ganhou o troféu e o prêmio em dinheiro no valor de R$ 10 mil com o projeto que propôs composições multifaces, adaptáveis às diversas situações cotidianas. “Os looks possuem estágios e, por meio de mecanismos de dobradura e destacamento, se transformam. ‘Dobra, desdobra, remonta, itinera: o sonho do labirinto errante’ ilustra a espetacularização da vida urbana, cujos protagonistas são seres fascinantes em sua efemeridade. Como inspirações foram escolhidos os lugares de passagem e as grandes vias de tráfego”, explicou o estudante.

O segundo lugar do concurso ficou com Andrei Rufino de Lira, aluno do terceiro ano da graduação em Desenho Industrial com foco em Design de Moda da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), que levou o prêmio no valor de R$ 5 mil. O projeto “Individual” foi desenvolvido com um olhar intimista. “A proposta carrega muito do que sou, da identidade que estou criando e dos estudos filosóficos e sociais que a moda pode oferecer para quem possui interesse. Mais que um projeto de design, é um ensaio sobre a contemporaneidade”, explicou.

Juliana Caldeira da Silva Serrato, estudante do primeiro ano da graduação de Design de Moda na Universidade Positivo, em Curitiba, conquistou o terceiro lugar, e o prêmio no valor de R$ 3 mil, com o projeto “Globalização Cultural”. “Através da roupa quero mostrar a complexidade das relações culturais que influenciam e modificam a identidade cultural das pessoas, tal como as mudanças constantes nos centros urbanos”, comenta a estudante.

Para a escolha dos três vencedores, os projetos passaram por duas bancas de avaliação: técnica e artística. Na primeira banca foram avaliados quesitos como qualidade do acabamento, a harmonia entre as peças, a ergonomia e a modelagem. Para tal avaliação, foram convidados estilistas e modelistas com alta capacidade técnica e prática. A banca artística, realizada no dia do desfile, atribuiu notas levando em consideração as seguintes características: qualidade da apresentação, criatividade e adequação ao tema.

Concurso

clique para ampliarProjetos vencedores dos três primeiros lugares do concurso. (Foto: Divulgação)

O concurso, lançado em julho deste ano, trouxe como tema “A Dança Urbana - Teatrum mundi”. De acordo com a gerente do Sindvest Maringá e membro da comissão organizadora do concurso, Rosângela Correa, a palavra-chave desta edição foi inovação. “A proposta foi que os alunos trabalhassem a questão dessa dança na qual as pessoas estão inseridas 24 horas. Uma palavra importante também foi ‘mutação’. Como o corpo humano já está definido, espera-se que essa mutação, essa adaptação, se dê pela roupa como uma extensão do ser. Isso envolve a capacidade de se adaptar a diferentes modalidades de transporte, às atividades urbanas e à flexibilidade”, explica. “Em suma, buscamos responder como aliar a estética ao conforto e à praticidade para as atividades cotidianas nessa dança que é a vida urbana”, complementou a gerente.

Os demais finalistas, que apresentaram seus projetos na passarela, representaram instituições de ensino de todo o Paraná. “O evento tem a proposta de exaltar o trabalho realizado pelas instituições. Assim, todas as que se inscreveram com projetos que respeitavam o regulamento do evento estavam no desfile final”, afirmou Rosângela.

Os 12 finalistas deste ano foram:

• Adison Messias Jacinto – Unipar Campus Umuarama;
  • Andrei Rufino de Lira – PUCPR Curitiba;
  • Andressa Tavares Castilho – Centro Europeu de Curitiba;
  • Fabiana Ruiz – Universidade Estadual de Maringá campus Cianorte;
  • Graciele Cafaratte Martini – Faculdade Tecnológica Senai Curitiba;
  • Gustavo Henrique Domingos das Neves – Universidade Estadual de Londrina;
  • Helena Carolina de Oliveira Skripes – TecPuc Curitiba;
  • Juliana Caldeira da Silva Serrato – Universidade Positivo Curitiba;
  • Larissa Santana Prudencio – Unipar Campus Cascavel;
  • Mario Cezar da Silva Junior – Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Apucarana;
  • Natani Aparecida do Bem – Unicesumar Maringá;
  • Tassia Tamara Zanini Ribas – Unifammatec Maringá.

A 15ª Edição do Paraná Criando Moda é uma realização do Sindvest, patrocínio da Fiep e Senai, com o apoio do Maringá e Região Convention e Visitors Bureau, Sebrae e TN Bolsas.

Para saber mais acesse o site do concurso.

Redação por assessoria de imprensa do Sindvest Maringá

Gerente do Sindvest Maringá apresenta experiência de sucesso do sindicato durante capacitação em CuritibaCartão Viva+ estende benefícios aos trabalhadores da indústria