Sindvest Maringá

Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá

Dança Urbana - Theatrum mundi será tema da 15ª edição do Paraná Criando Moda

Concurso premia os talentos da moda paranaense com categorias para estudantes e profissionais

O Sindvest Maringá definiu no final de julho o tema da 15ª edição do concurso Paraná Criando Moda, uma iniciativa do sindicato para valorizar os profissionais que criam a moda do Estado. Neste ano, a maleabilidade da seda - que foi abordada em 2014 - dá lugar a fluidez das cidades, do movimento, do frenesi.

As inscrições serão realizadas no dia 14 de setembro e o resultado com os finalistas será divulgado no dia 18 do mesmo mês. O desfile que anunciará os vencedores está previsto para 26 de novembro.

Quem deseja participar já pode conferir abaixo a linha de inspiração que deverá ser abordada na edição e começar a preparação:

Dança urbana – Theatrum mundi

“Estamos imersos na fluidez das cidades. Fazemos parte de diversos pontos que se ligam, se chocam e se misturam a todo momento. Em meio a esse conjunto (des)ordenado, a rua e seus movimentos complexos abrem as cortinas para o balé das calçadas, repleto de improvisações.

As cadeiras para o espetáculo estão próximas aos meios fios, ora ocupadas, ora vazias. Os dançarinos somos nós e o cenário não é possível nomear, pois são infinitos. A trilha sonora contém o grave da construção e o agudo do bem-te-vi. O figurino assume multifaces como platôs que se comunicam.

Não sabemos quando a dança começou e nem quando a cortina se fechará, nossa cidade é um imenso palco de um espetáculo... sem intervalos.

Como um dançarino, às vezes erramos o passo, mas, sem perder o ritmo, continuamos em cena. Nossa roupa se torna uma extensão de nossos movimentos e acompanha a mutação do show da vida. O que vestimos está no compasso, no arranjo, no balanço da música, e vai se adaptando à dança urbana.”

Temas anteriores

A cada ano, o concurso apresenta um tema diferenciado e atual: Movimento (2001), Cara Brasileira (2002), Cinema Nacional (2003), Cópia: Uma apropriação indébita (2004), Movimentações Artísticas e Culturais do Brasil (2005), A era de ouro do Rádio (2006), Cem anos de Imigração (2007), Amazônia: Ecos na Moda (2008), África Inspirações (2009), “A Filatelia na Moda” (2010), “Qu’est-ce que vous portez?” ou, em português, “O que te veste?” (2011), “Itália à moda da casa” (2012), “É brasileira a maior festa popular do mundo” (2013) e “Ceda à Seda” (2014).

Serviço

Em breve estará disponível o regulamento para a participação. Para acompanhar as informações, os interessados podem acessar regularmente o site do evento: www.paranacriandomoda.com.br.

Indústrias de vestuário fazem avaliação positiva da FFICNova diretoria do Sindvest Maringá toma posse no dia 31 de julho