Sindvest Maringá

Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá

Convênio facilita aquisição de cartão Vale Alimentação para indústrias associadas ao Sindvest Maringá

Recurso destinado à alimentação é um benefício previsto na Convenção Coletiva e deve ser oferecido a todos os trabalhadores do setor

clique para ampliarEmpresas que utilizam o sistema podem se inscrever no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). (Foto: Reprodução)

O Vale Cesta Alimentação é um benefício previsto na Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) e atinge todas as indústrias do setor de vestuário. Atualmente, o valor do benefício é de R$ 70, que deve ser pago a todos os trabalhadores que não tiverem faltas injustificadas no período, mesmo aqueles que estão em férias ou licença-maternidade.

De acordo com a CCT, é possível realizar o pagamento em dinheiro ou por meio de cartão eletrônico. Diante disto, para auxiliar as indústrias que optam pela opção eletrônica, o Sindvest Maringá firmou convênio com a empresa Coopercard. Por meio deste convênio, a indústria associada ao sindicato pode oferecer o valor diretamente por meio de um cartão pré-pago, que poderá ser utilizado em inúmeros pontos de venda, como supermercados, panificadoras e açougues. Segundo a empresa, existem hoje 28 mil pontos de venda que aceitam o cartão como forma de pagamento.

Vantagens

Uma das vantagens do benefício é que a empresa associada ao Sindvest Maringá pode se inscrever no Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT), do governo federal. Desta forma, a parcela do valor dos benefícios concedidos aos trabalhadores é isenta de encargos sociais (contribuição para o Fundo de Garantia sobre o Tempo de Serviço - FGTS e contribuição previdenciária). Além disso, o empregador optante pela tributação com base no lucro real pode deduzir parte das despesas com o PAT do imposto sobre a renda.

A empresa que aderir a esta possibilidade poderá também reduzir gastos operacionais, eliminando a necessidade do recebimento e manuseio mensal dos vales e recibos, já que o crédito do benefício é feito automaticamente. Além disso, a disponibilidade do crédito ocorrerá de acordo com a periodicidade estipulada pela empresa, garantindo maior satisfação dos funcionários, pois elimina os riscos como assaltos e perdas financeiras.

Outra vantagem é a garantia de que o recurso será destinado realmente à alimentação, uma vez que o pagamento é aceito apenas em locais do varejo destinado à venda destes produtos. Associados ao Sindvest interessados em obter os benefícios com o Coopercred devem entrar em contato com o sindicato pelo telefone (44) 3026-3379.

Sindvest Maringá realiza palestra sobre tendências e expectativas para 2016Detalhes que fazem a diferença