Sindvest Maringá

Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá

Serviços de lavanderia dão identidade aos produtos da indústria de vestuário

Além de efeitos na cor e personalidade às roupas, os serviços também podem auxiliar na redução de custos

clique para ampliarclique para ampliarProcessos dão diversidade de efeitos e cores às peças (Foto: Reprodução)

Do profundo azul natural para versões desbotadas, coloridas, com efeito envelhecido, com rasgos diferenciados e diferentes níveis de maciez, as peças jeans fabricadas pela indústria de vestuário ganham identidade e exclusividade nas lavanderias que prestam serviços para a cadeia. Mas não apenas os jeans que estão incluídos nesta intervenção. Outras peças e tecidos ganham cores e efeitos ao passar pelos modernos processos desses fornecedores, que são parceiros essenciais dentro do setor.

As lavanderias podem atuar em conjunto com as fabricantes, inclusive na elaboração das peças e na busca por soluções diferenciadas para causar os efeitos desejados pelos estilistas das coleções. De acordo com o diretor superintendente da Dinâmica Lavanderias, Eduardo Borin, em geral, os clientes trazem o efeito desejado e, a partir deste briefing, os designers e engenheiros da empresa encontram soluções ou desenvolvem o produto. “Nós buscamos oferecer serviços completos aos clientes e temos forte atuação no desenvolvimento dos seus produtos”, comentou.

Ele ressalta que são exatamente os serviços de lavanderia que darão a “cara” para as roupas, principalmente aquelas fabricadas a partir do jeans. “Ela promove diferenciação e versatilidade aos tecidos”, esclarece Borin.

De acordo com o diretor, serviços ultrapassam a simples lavagem e podem inclusive reduzir custos para as indústrias. “Costumo dizer que somos uma beneficiadora têxtil e fazemos a transformação do produto. O cliente pode, por exemplo, comprar um tecido pronto para ser tingido e colocar as cores desejadas dentro da lavanderia, processo que pode oferecer diferenciais em termos de design e custos”, completou.

Borin explicou que conceitos considerados essenciais pela empresa, como os de sustentabilidade, permeiam todos os serviços, que prezam pela economia de água, energia, produtos químicos e por relações de trabalho éticas, dando garantias aos clientes de origem e processo dos produtos.

O diretor da Lavanderia Cidade Verde, Umberto Macedo, também comenta outro aspecto importante do serviço. Segundo ele, uma empresa que compra um tecido caro e tenha design e modelagem perfeitos pode ter prejuízo se não investir em serviços de qualidade. “Se não houver um trabalho altamente especializado na lavanderia, ela poderá deixar o produto apagado, cheio de riscos e sem valor. Por outro lado, mesmo que a indústria utilize um tecido de menor qualidade, muitas vezes um trabalho bem feito pela lavanderia, com um efeito muito interessante e elaborado, pode ajudar a empresa a agregar valor ao produto e ampliar as vendas”, afirmou.

A importância da lavanderia é tão grande que é responsável pela conquista do cliente “à primeira vista”. “Na maior parte dos casos, a primeira impressão do produto que está na vitrine é a que fará o cliente entrar na loja e experimentar ou olhar o produto mais de perto. E essa aparência é profundamente influenciada pelo trabalho da lavanderia, que precisa ser muito minucioso e especializado, com a garantia de uso de insumos de qualidade para a garantia do resultado final”, avalia Macedo.

Diagnóstico gratuito está disponível na página da Bússola da Inovação até 30 de marçoMaringá terá primeira edição de feira de fornecedores para indústria de confecção