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Serviços de lavanderia dão identidade aos produtos da indústria de vestuário

Além de efeitos na cor e personalidade às roupas, os serviços também podem auxiliar na redução de custos

clique para ampliarclique para ampliarProcessos dão diversidade de efeitos e cores às peças (Foto: Reprodução)

Do profundo azul natural para versões desbotadas, coloridas, com efeito envelhecido, com rasgos diferenciados e diferentes níveis de maciez, as peças jeans fabricadas pela indústria de vestuário ganham identidade e exclusividade nas lavanderias que prestam serviços para a cadeia. Mas não apenas os jeans que estão incluídos nesta intervenção. Outras peças e tecidos ganham cores e efeitos ao passar pelos modernos processos desses fornecedores, que são parceiros essenciais dentro do setor.

As lavanderias podem atuar em conjunto com as fabricantes, inclusive na elaboração das peças e na busca por soluções diferenciadas para causar os efeitos desejados pelos estilistas das coleções. De acordo com o diretor superintendente da Dinâmica Lavanderias, Eduardo Borin, em geral, os clientes trazem o efeito desejado e, a partir deste briefing, os designers e engenheiros da empresa encontram soluções ou desenvolvem o produto. “Nós buscamos oferecer serviços completos aos clientes e temos forte atuação no desenvolvimento dos seus produtos”, comentou.

Ele ressalta que são exatamente os serviços de lavanderia que darão a “cara” para as roupas, principalmente aquelas fabricadas a partir do jeans. “Ela promove diferenciação e versatilidade aos tecidos”, esclarece Borin.

De acordo com o diretor, serviços ultrapassam a simples lavagem e podem inclusive reduzir custos para as indústrias. “Costumo dizer que somos uma beneficiadora têxtil e fazemos a transformação do produto. O cliente pode, por exemplo, comprar um tecido pronto para ser tingido e colocar as cores desejadas dentro da lavanderia, processo que pode oferecer diferenciais em termos de design e custos”, completou. 

Borin explicou que conceitos considerados essenciais pela empresa, como os de sustentabilidade, permeiam todos os serviços, que prezam pela economia de água, energia, produtos químicos e por relações de trabalho éticas, dando garantias aos clientes de origem e processo dos produtos.

O diretor da Lavanderia Cidade Verde, Umberto Macedo, também comenta outro aspecto importante do serviço. Segundo ele, uma empresa que compra um tecido caro e tenha design e modelagem perfeitos pode ter prejuízo se não investir em serviços de qualidade. “Se não houver um trabalho altamente especializado na lavanderia, ela poderá deixar o produto apagado, cheio de riscos e sem valor. Por outro lado, mesmo que a indústria utilize um tecido de menor qualidade, muitas vezes um trabalho bem feito pela lavanderia, com um efeito muito interessante e elaborado, pode ajudar a empresa a agregar valor ao produto e ampliar as vendas”, afirmou.

A importância da lavanderia é tão grande que é responsável pela conquista do cliente “à primeira vista”. “Na maior parte dos casos, a primeira impressão do produto que está na vitrine é a que fará o cliente entrar na loja e experimentar ou olhar o produto mais de perto. E essa aparência é profundamente influenciada pelo trabalho da lavanderia, que precisa ser muito minucioso e especializado, com a garantia de uso de insumos de qualidade para a garantia do resultado final”, avalia Macedo.

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