Sindvest Maringá

Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá

Banca técnica avalia trabalhos do Concurso Paraná Criando Moda

Anúncio dos vencedores e desfile final será realizado no dia 27 de novembro

clique para ampliarclique para ampliarO designer de moda Eneas Neto foi um dos vencedores do concurso em 2005 e nesta edição participa da banca técnica (Foto: Divulgação)

O desfile final do Concurso Paraná Criando Moda está programado para o dia 27 de novembro, a partir das 20 horas. Esse será o momento para o grupo de 12 finalistas que tiveram seus trabalhos selecionados apresentarem o resultado pronto, na passarela. Neste ano, o tema da premiação foi “Ceda à Seda”, que propôs aos profissionais e estudantes o desafio de trabalhar com o tecido nobre e símbolo de elegância em todo o mundo.

Os finalistas foram escolhidos por uma banca técnica, que fez a análise dos trabalhos no dia 21 do mesmo mês. A banca avaliou não só a adequação ao tema, mas também a criatividade e a habilidade na concepção das peças e o uso dos tecidos - que deve suprir no mínimo 80% da peça. Outro ponto avaliado é a aplicabilidade do projeto, uma vez que os candidatos apresentaram, além do croqui conceitual que é a fonte de inspiração e essência da coleção, também um croqui comercial, com desenhos das peças passíveis de reprodução em série e usuais.

Banca

Um dos componentes da Banca Técnica deste ano é o designer de moda Enéas Neto. Formado pela Universidade Estadual de Londrina, ele foi vencedor em 3º lugar na 5ª edição do concurso, em 2005. Hoje, com mais de 15 anos de experiência em criação e desenvolvimento de produto de moda, e após haver sido selecionado entre os três melhores novos designers da América Latina pelo reality show Project Runway Latin America, Eneas participa do evento, desta vez na avaliação do trabalho dos colegas.

“Fiquei honrado pelo convite e essa experiência para mim está sendo bem legal. Vou estar do outro lado e entendo o que eles passam, porque eu já passei por isso. Nessa avaliação, eu também vou poder me colocar no lugar deles porque eu sei quanto trabalho eles tiveram para fazer as peças”, contou.

Após morar três anos em Buenos Aires, na Argentina, o designer retornou ao Brasil e está realizando agora o lançamento de sua marca própria: eneasneto. “Estou desenvolvendo minha marca em parceria com o Vale da Seda, que desenvolveu tecidos exclusivos para a marca e disponibiliza em seu showroom um espaço onde atendo aos clientes para a confecção de peças sob medida”, disse.

Essa experiência prática e visão empreendedora, aliás, são as vantagens que ele vê no Concurso Paraná Criando Moda. “Eu acho bacana o espaço proporcionado pelo concurso para a divulgação do seu trabalho, para obter apoio para desenvolver projetos e até mesmo na busca por uma colocação no mercado de trabalho. Durante o prêmio, quem está começando tem a oportunidade de aliar a teoria à prática, o que é essencial para o aprendizado. Você aprende que pode ter um desenho incrível, mas é preciso que seja confeccionável, que possa sair do papel”, destacou.

Inova Moda estimula a criatividade e a inovação para pequenas empresasCIN pede sugestões para missões empresariais