Sindvest Maringá

Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá

Maringá recebe palestra do Fórum de Inspirações para o Verão 2016

Evento apresentou referências para o mundo do vestuário, calçados e acessórios que irão inspirar o verão em 2016

clique para ampliar>clique para ampliarEmpresários e estilistas puderam conhecer as tendências para o verão 2016 (Foto: Sindvest Maringá)

Segundo maior polo têxtil do Brasil, Maringá recebeu no dia 23 de setembro os conceitos que inspiram o Verão 2016. A designer Tati Souza conduziu a palestra do Fórum de Inspirações sob o tema Fronteiras. Ela apresentou as referências que deverão pautar o desenvolvimento de componentes para calçados, acessórios e confecção. Para a temporada, o projeto estabelece novos rumos para a produção de moda e traduz em seus conceitos a procura por novas sensações, levando em conta a sintonia que nos conecta globalmente como consumidores. O evento, que foi realizado no Sindvest, recebeu mais de 130 convidados entre empresários e estilistas da região.

Segundo o coordenador do Núcleo de Design da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Walter Rodrigues, vivemos uma época em que as fronteiras, tanto físicas quanto de pensamento, se romperam. “Há uma sincronização muito grande de informações, baseada no conceito Big Data, onde o monitoramento do consumidor deixou de ser feito através dos grupos para tornar-se individual”, afirma o estilista. “O conceito da ‘vida líquida’, preconizado pelo filósofo Zygmunt Bauman, traduz a velocidade com que recebemos, decodificamos e utilizamos as influências, portanto as ideias de rompimento e fluidez constituem o epicentro do debate”.

Durante o Fórum de Inspirações, a temática é explorada a partir de três conceitos distintos: Metrópole, que aborda a percepção da cidade através de uma ótica infantil, livre e bidimensional; Suavidade, que evoca cores e formas em sintonia com os elementos da natureza ensolarada, trabalhando a ausência ou a intensidade dos contornos; e Deslocamento, inspirado na emoção, ruptura, transformação, movimento, origem e gêneros.

Além da palestra, os convidados tiveram acesso ao showroom de materiais inverno 2015, uma exposição completa dos materiais da estação com mostra de tecidos, couros, aviamentos e acessórios que irão compor a estação mais fria do ano.

Realização

O Fórum de Inspirações é realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Footwear Components By Brasil (FCBB), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). O evento tem como parceiros o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Tem o apoio da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem), Associação Brasileira de Estilistas (Abest), Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Programa de Internacionalização da Moda Brasileira (TexBrasil), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod) e Instituto by Brasil (IBB). Altero, Amplast/J. Shayeb, Bertex, BHZ Design, Cipatex, Cofrag, Colorgraf, Sappi Warren, Twiltex, CST, Espugum, Magma e York são as patrocinadoras do evento. A gráfica oficial é a Comunicação Impressa.

Inspiramais

A edição do Inspiramais Verão 2016 - Salão de Design e Inovação de Materiais - acontecerá nos dias 13 e 14 de janeiro, das 9h às 19h, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, na Rua Frei Caneca, 569, em São Paulo.

O evento reunirá todas as novidades em materiais, tecidos, sintéticos, couros, saltos, enfeites, aviamentos e outros itens que estarão presentes nos materiais do sistema moda do próximo verão, com preview de couros para o inverno 2016. Além da exposição de materiais - voltada a empresários, designers e demais profissionais da cadeia produtiva da moda -, o Inspiramais conta ainda com uma série de projetos que auxiliam diretamente na consolidação de um design com identidade brasileira. Mix by Brasil, Inovamais, Fórum de Inspirações, Preview do Couro, Referências Brasileiras, Projeto Comprador, Projeto Imagem, Oficina de Criação, Rodadas de Negócios e Missões Empresariais são alguns destes projetos.

Por Assessoria de Imprensa do Sindvest Maringá

Implantação do eSocial em 2015 já está na mira das indústriasO que fazer para melhorar o desempenho da sua indústria?