Sindvest Maringá

Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá

Parceria entre Sindvest Maringá e Senai levará informações sobre as NRs para as empresas

Por meio da parceria, os associados poderão participar de palestras sobre o tema, além de contar com os serviços de consultoria e capacitação do Senai para atender à legislação

clique para ampliar>clique para ampliarParceria irá oferecer informações sobre as principais normas que afetam o setor (Foto: Reprodução)

O Sindvest Maringá firmou uma parceria com o Senai para fortalecer a transmissão de informações sobre as Normas Regulamentadoras (NRs) que atingem o setor. As normas são determinadas pelo governo federal e regulamentam vários aspectos do setor produtivo, obrigando as empresas a cumprirem uma série de requisitos. Entre eles estão capacitação dos trabalhadores, condições do ambiente de trabalho e segurança, além dos critérios técnicos para máquinas e equipamentos, entre outros assuntos.

A primeira ação da capacitação será uma palestra, prevista para agosto. O principal objetivo é esclarecer os industriais sobre a importância das normas e como se adequar. Durante o evento, os empresários poderão conhecer quais as principais normas que afetam o setor e buscar informações sobre as ações necessárias para atendê-las, bem como estar ciente das consequências de fiscalizações, que podem chegar, em última instância, à paralisação da produção.

De acordo com Ana Carolina Davanço, analista de Relações com o Mercado do Senai Maringá, o setor dispõe de diversas frentes para auxiliar os empresários a cumprir as normas. As ações vão desde um diagnóstico completo que aponta quais as necessidades e normas que afetam cada empresa, passando por cursos e capacitações previstas pela legislação e consultorias para adequação de plantas produtivas.

“Os empresários que tiverem dúvidas podem contar com o Senai para verificar quais as normas que estão atingindo seu negócio. Mesmo dentro dos levantamentos de saúde ocupacional (PPRA e PCMSO) já há um levantamento sobre as adequações necessárias”, explicou.

NR-12

Entre as normas que estão preocupando os empresários está a NR-12, que dispõe sobre os requisitos de segurança para a operação de máquinas e equipamentos. Conhecida pelo rigor, a norma estabelece uma série de exigências que se aplicam a qualquer máquina em operação.

Este é exatamente um detalhe que dificulta a adequação das empresas, como conta o empresário Umberto Carlos Macedo, da Lavanderia Cidade Verde. Segundo ele, o mais correto seria que as mudanças se aplicassem apenas aos equipamentos adquiridos após a entrada em vigor da lei.

Ele é um dos empresários que já procurou o Senai para o diagnóstico das mudanças necessárias, mas avalia que as alterações terão um custo bastante alto. “Por isso, seriam necessários, em minha opinião, uma linha de financiamento para que as empresas possam realizar as adequações e mais tempo para que essas mudanças sejam realizadas, além de não levar em consideração as máquinas que já estão sendo utilizadas pelas empresas e que foram adquiridas antes da entrada em vigor da legislação”, afirmou.

Moda para acompanhar a velocidade da informaçãoFiep orienta sindicatos e indústrias sobre processo de estruturação de sistemas de Logística Reversa