Sindvest Maringá

Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá

Evento em Maringá trouxe as tendências para a moda Inverno 2015

Chuva é o tema que deverá estampar o vestuário da estação no próximo ano. A inspiração estará nas gotas de água, na chuva torrencial e até mesmo na ausência da chuva

clique para ampliar>clique para ampliarInstalação do artista Luke Jerram ao longo do canal de Rotterdam, na Holanda, é exemplo do tema em alta (Foto: Divulgação)

A palestra “Fórum de Inspirações Inverno 2015” levou a Maringá, no início de maio, as apostas para o que estará em alta na moda no Inverno 2015. De acordo com as primeiras percepções dos profissionais do setor, os elementos que representem a cultura local e o espírito do tempo, além de conseguir contar uma uma boa história, farão a diferença.

O evento foi promovido pelo Sebrae/PR e pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). A palestra contou com a participação de ao menos 150 empresários e designers de moda. De acordo com o Sebrae, a palestra faz parte de um projeto da entidade chamado “Moda Noroeste do Paraná”, que fomenta e contribui para o crescimento do setor.

Tendências

As tendências que estão sendo vislumbradas para a moda no próximo ano foram apresentadas por Jefferson de Assis, consultor do Núcleo de Design da Assintecal. “Temos de enxergar o que acontece fora do Brasil para também poder entender o nosso cheiro, sabor e qualidades. Para se chegar a alguma previsão, mais de 50 profissionais multidisciplinares estudam e transmitem as suas percepções, que são sintetizadas por dirigentes da associação”, contou em entrevista ao Sebrae.

Antes mesmo de apresentar as apostas para o próximo inverno, Jefferson de Assis apresentou parte de uma outra palestra sua, feita em outubro de 2013 em Maringá, quando mostrou as inspirações para o verão de 2015. “O resultado é incrível, gratificante, tudo o que previmos já são certeza, como as estamparias e modelagens em marcas internacionais e nacionais. O verão virá com muitas imagens botânicas, multicoloridas e repletas de grafismos”, assegurou.

Chuva

Já a grande aposta para o inverno de 2015, segundo o Fórum, está na chuva e em suas derivações. Parte dessa grande certeza é originária do sucesso mundial que foi o rain room, instalação que, no ano passado, atraiu milhões de pessoas até Nova York, para passar a sensação de controle sobre a chuva. Em um ambiente em que chovia 24 horas por dia, as pessoas podiam atravessar o espaço sem se molhar.

“A chuva será explorada de diferentes formas, desde a gota, o movimento da água, o brilho dos raios, o efeito dos raios sobre os objetos e até mesmo a falta da chuva. Acredito bastante que veremos muitas peças inspiradas em superfícies mais ácidas, que não receberam a chuva e sofreram a ação do sol”, apostou Jefferson de Assis.

Com informações do Sebrae/PR

Scalon busca aliar marca ao conceito de elegância e qualidadeSindvest organiza caravana para a Febratex 2014