Sindvest Maringá

Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá

Scalon busca aliar marca ao conceito de elegância e qualidade

Indústria concentra seus esforços para tornar a marca Scalon uma expressão do way of life da mulher moderna, elegante e bem sucedida

clique para ampliar>clique para ampliarEmpresa busca transformar a marca em sinônimo de elegância e bom gosto (Foto: Divulgação)

Fundada em 1986, a Scalon iniciou a produção industrial concentrada em peças jeans. Com a evolução do mercado e da exigência dos consumidores brasileiros, a companhia decidiu rever sua estratégia e, sem deixar de lado a produção das peças, ampliou o portfólio para abranger também outras peças do vestuário feminino, com foco no público A-B.

“A moda hoje está muito dinâmica e é preciso trabalhar com vários tipos de tecidos. Não se pode dizer que o jeans está em baixa, mas, principalmente nas regiões mais quentes, a mulher prefere o linho, a seda. Nós fabricamos então, além de calças, toda a parte de camisaria, blusas, camisetes, saias e vestidos, produzindo peças com tecidos e acabamentos de qualidade voltados para um público mais sofisticado”, contou o proprietário da empresa, Valdir Scalon.

Para atender o público exigente, além dos materiais selecionados de forma criteriosa, o design dos produtos também recebe atenção especial da indústria. “São três estilistas que trabalham a coleção em seus detalhes, desde a lavanderia, tinturaria e materiais. As peças nascem de uma pesquisa ampla e profunda sobre as tendências de moda e do público. Entre nossas fontes está, por exemplo, o WGSN, espaço que reúne tendências de todo o mundo”, comentou.

Uma mostra desse cuidado nos detalhes, de acordo com Valdir, é aplicação de pedras como os cristais originais Swarovski, que valorizam as peças e ajudam a transmitir a ideia de um way of life baseado na elegância, bom gosto e atitude de sucesso.

Avanços

O empresário, que tem larga experiência no setor e foi um dos fundadores do Sindvest, reafirma a importância da associação ao sindicato e da participação do empresariado na defesa dos interesses do setor.

“Para você ter uma marca forte, é preciso que o setor na região seja forte. E é difícil trabalhar com competência, com qualidade e design se não há profissionais à altura. Acredito que a grande vocação de um sindicato patronal é essa: trabalhar na formação da mão de obra qualificada, incentivar o desenvolvimento técnico do setor e defender seus interesses junto aos órgãos governamentais”, afirma.

Entre os avanços nos últimos tempos, o ex-presidente relaciona a melhoria da formação da mão de obra, sobretudo com a criação dos cursos superiores na região, e a criação dos shoppings atacadistas, que recebeu o apoio incondicional do sindicato.

Outro ponto ressaltado por Valdir Scalon é a presença das unidades do Sistema Fiep, que colaboram no desenvolvimento industrial. “Esses programas de capacitação e desenvolvimento abrangem também o Sesi, Senai e Sebrae, que atuam para melhorar a gestão das empresas. Temos na nossa realidade que 90% das indústrias têm como origem empresas familiares que cresceram. Então, essa formação em gestão foi e é essencial para a estruturação do setor”, completou.

Programa de financiamento atrai empresários do setorEvento em Maringá trouxe as tendências para a moda Inverno 2015