Sindvest Maringá

Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá

Instituto da Costura em Maringá formou mais de 600 profissionais

Instituição oferece cursos para várias funções acompanhando todo o processo produtivo das empresas do setor

clique para ampliar>clique para ampliarAlunos durante curso no Instituto da Costura (Foto: Divulgação)

O Instituto da Costura, fundado em 2010, já formou mais de 600 profissionais para atuar na indústria de moda em Maringá. A sócia-proprietária da empresa, Fabiana Menghini, conta que a escola oferece cursos profissionalizantes livres em diversas áreas da moda.

“Nossos cursos atendem vários departamentos, desde desenho, modelagem, costura e até cursos de pós-graduação. Nosso objetivo é oferecer mão de obra qualificada para atuar nas indústrias ou de forma terceirizada focada nas necessidades do mercado”, afirmou.

De acordo com Fabiana, a vocação para a instalação de um empreendimento na área veio da mãe, costureira, que hoje é responsável pela parte técnica da escola. “Todos os nossos professores são provenientes do mercado e podem trazer para os cursos a realidade enfrentada pelos profissionais e as reais necessidades da indústria, fato que nos tornou reconhecidos como referência, mesmo em pouco tempo”, comemorou.

Diferencial

Um dos grandes diferenciais da instituição é também o horário flexível, com os conteúdos sendo obtidos com agendamento, o que possibilita aos estudantes e profissionais adequar o horário do curso com o de outras atividades. Em média, cada curso tem duração de quatro meses.

A proprietária comenta que a flexibilidade também ajuda quem quer mudar de área ou as donas de casa, que dispõem de pouco tempo livre para o estudo. De acordo com Fabiana, quem se dedica à carreira tem garantia de emprego ou até mesmo de ingressar em uma atividade autônoma.

“A escassez de profissionais qualificados nessa área é muito grande. Só em Maringá há cerca de duas mil vagas em aberto. O profissional tem uma porta de entrada para o mercado onde é possível tanto atuar diretamente na indústria quanto prestar serviço dentro da sua casa, com suas possibilidades de horários, e progredir na carreira”, contou a proprietária do Instituto da Costura.

Programa busca desenvolvimento de cidades da base territorial do SindvestIEL: novos talentos e educação executiva para o avanço do setor industrial