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Avança investimento em moda como identidade de Maringá

Instituições trabalham de modo conjunto para aliar projetos turísticos aos negócios do setor de vestuário

clique para ampliar>clique para ampliarDiagnóstico realizado em 2013 apontou a moda como grande vocação para Maringá (Foto: Divulgação)

O Sindvest Maringá está trabalhando ao lado do Sebrae, do Conselho Municipal de Turismo e de outras instituições para desenvolver projetos que aliem moda e turismo, com o objetivo de alavancar os dois setores na cidade.

O projeto já está em andamento e conquistou recentemente grandes avanços, como a mudança de nome da PR-317 para Rodovia da Moda. A gerente executiva do Sindvest Maringá, Rosangela Correa, destaca a importância do assunto. Ela comenta que apenas na rodovia estão localizados seis shoppings atacadistas, somando quase 500 lojas que vendem moda a pronta-entrega. “Estamos pleiteando também junto ao município a alteração do nome do bairro que hoje é nominado de Gleba Pinguin para Bairro da Moda, de modo a ressaltar a importância da atividade”, destacou.

A consultora do Sebrae Maringá, Patrícia Santini, que atua na elaboração do projeto, explica que a cidade demonstrou grande potencial para o turismo de negócios e que, para prosperar, este tipo de turismo deve estar ancorado na vocação da cidade. “Realizamos no ano passado um diagnóstico e a moda apareceu como a atividade que propõe o maior volume de circulação de pessoas na cidade.”

Identidade

“Trabalhar para comercializar a indústria da moda no turismo necessita que você tenha uma característica, uma identidade bem definida. E isto ainda não está muito claro na cidade. A busca por essa identidade é o ponto no qual está concentrado nosso trabalho junto com o Sindvest”, contou Patrícia.

Segundo a consultora, esse movimento já vinha sendo realizado, antes mesmo de dar início à articulação com o turismo. Entre os exemplos, ela cita o patrocínio pelo sindicato do time de vôlei da cidade.

“A nossa próxima etapa é a avaliação do que será construído dentro do marketing de destino, pensando em algo específico para Maringá, algo que possa identificar a cidade. Um exemplo é um selo de origem, partindo em exemplos de sucesso como o selo “made in Italy”, que ajudou a promover a moda feita em cidades italianas”, afirmou a consultora.

Outra alternativa que está em estudo é a criação de um souvenir que pudesse identificar e transmitir a ideia de moda como identidade de Maringá.

“Estamos elaborando um plano de marketing a partir de toda essa construção. As pessoas vêm até aqui com o objetivo de fazer compras e acabam ficando apenas dentro dos shoppings, sem ter a oportunidade de conhecer a cidade e o que ela oferece. Então, precisamos mudar a mentalidade e deixar de vender somente roupa para vender também a cidade e tornar cada vez mais prazerosa essa viagem”, comentou Patrícia.

O próximo passo é o avanço do projeto, que contará com a ajuda da consultora Heloísa Omini, contratada pelo Sebrae. Com experiência em mercado e moda, ela deverá buscar, em conjunto com os empresários e demais profissionais, os pontos que podem ser explorados na construção dessa identidade.

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