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Com uma história que começou na moda praia, a Taquion, com sede em Maringá, investe na pesquisa de tecidos tecnológicos e em design para se diferenciar no mercado. A empresa observou a mudança no comportamento dos consumidores, que começaram a utilizar as roupas fora da academia em busca de conforto, qualidade e estética.
De acordo com a gerente administrativa da empresa, Ana Rita Canassa, todo o desenvolvimento das peças é feito internamente, após ampla pesquisa. “A estilista da empresa pesquisa os caminhos do mercado e os desejos dos consumidores. A partir disto, ela define os modelos em sintonia com o que é a última tendência”, comentou.
A empresa começou com o trabalho de Edson Marco Canassa e Alba Canassa, que até hoje atuam na direção da companhia. Logo após o início da atividade, além da fabricação de itens de praia, os fundadores adicionaram linhas para a prática de natação. Posteriormente vieram os produtos fitness.
Hoje, são produzidas cerca de 10 mil peças mês e a empresa conta com 40 funcionários. A distribuição é realizada em todo o Brasil por meio de 12 representantes e a indústria já vislumbra chegar ao mercado externo. “Já tivemos algumas experiências de exportação para a Bolívia e agora estamos pesquisando novos mercados. Essa é uma de nossas metas de expansão”, conta a gerente.
Segundo ela, no mercado interno, as linhas também têm crescido, com o aumento da cultura da atividade física e a valorização da estética corporal. “As roupas deixaram o ambiente da academia e agora já são uma alternativa confortável para o dia a dia, o que também impulsiona o mercado”, comenta Ana Rita.