Sindvest Maringá

Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá

Sindvest e Sebrae promovem discussão sobre moda como identidade para Maringá

Lideranças discutem conjunto de ações estratégicas para ressaltar o posicionamento da cidade como grande centro de negócios para o setor

clique para ampliar>clique para ampliarEncontro reuniu empresários do setor e diversas autoridades (Foto: Sindvest Maringá)

O Sebrae e Sindvest Maringá reuniram lideranças e empresários do setor de vestuário para alinhar e fortalecer a moda como identidade da cidade, com o posicionamento: “Maringá, onde a moda é um grande negócio”. O encontro ocorreu no dia 25 de fevereiro, no auditório do shopping atacadista Vest Sul.

O coordenador do Turismo do Sebrae/PR, Aldo Carvalho, avalia que o objetivo do encontro foi reunir lideranças estratégicas para, juntas, elaborar um plano de ação que beneficiará toda a cidade. “Queremos sedimentar a construção da imagem de Maringá atrelada à moda. A próxima etapa será iniciar a formatação de plano de ação, um planejamento para os próximos quatro anos. A nossa expectativa é colher os primeiros frutos dessa mobilização já em 2014”, disse.

A gerente executiva do Sindvest Maringá, Rosangela Correa, conta que algumas dessas ações podem passar, por exemplo, pela criação de um souvenir ligado ao tema para que os visitantes de Maringá também possam levar este conceito para outras cidades. Além disto, o grupo estuda criar uma personagem ligada às raízes da região e que represente o laço entre o setor e a história da cidade.

“O passo mais importante, acredito, é a alteração da rodovia PR-317, cujo nome foi alterado neste mês para Rodovia da Moda, onde ficam seis shoppings atacadistas, que somam mais de 500 lojas. Além disto, o bairro onde ela está inserida se chama Gleba Pinguim, que também não tem nenhuma conotação com o setor, mas já há a proposta de também denominá-lo Bairro da Moda, projeto que já está referendado pelo Conselho Municipal de Turismo de Maringá. São duas ações importantes, que mudam toda a sinalização e permitem a associação da cidade com este importante setor”, afirmou.

A gerente cita também ações que estão sendo planejadas, como simpósios de turismo com o tema relacionado à moda, a realização em abril do Paraná Business Collection em Maringá e o envolvimento das faculdades e empresas do setor, que possibilitam a realização de concursos na área, a exemplo do Paraná Criando Moda. “Temos um leque de ações acontecendo que favorecem esse fortalecimento da moda como identidade de Maringá”, completou.

Heloísa Omine, professora de Comunicação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), destacou, durante o encontro, que Maringá precisa ir além da produção e venda de moda. “Além de divulgar aquilo que produz, é preciso dar valor àquilo que o município é e destacar a sua identidade, criatividade e qualidade”, observou.

A consultora especializada na área de Turismo de Negócios, Vaniza Schuler, apontou quais são os desafios que Maringá terá de enfrentar para solidificar sua imagem como produtora de moda. “A cidade precisará reter seus turistas, gerar maior fluxo de compradores qualificados e melhor se posicionar perante outras regiões que também têm foco no vestuário”, explicou. A consultora apontou caminhos que, possivelmente, constarão no plano de ação do município, como a implantação de visitas técnicas nas empresas de confecção, promoção da cidade como polo de moda, atração de eventos de grande porte e a criação de eventos próprios ligados ao setor.

Com informações da assessoria de comunicação do Sebrae/PR

Cartão Vale Alimentação é incorporado à nova Convenção Coletiva do setorConcurso premia projetos para moda inclusiva