Sindvest Maringá

Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá

Estudo de competitividade aponta inovação como caminho para o desenvolvimento do setor

Sindvest Maringá realizou evento para apresentar resultados de pesquisa e as estratégias propostas para avanços no segmento

clique para ampliar>clique para ampliarPalestra apresentou os resultados do estudo da competitividade do setor. (Foto: Sindvest Maringá)

As empresas associadas ao Sindvest Maringá participaram no último dia 19 de março de um encontro para discutir os resultados do “Estudo da Competitividade do Setor do Vestuário no Estado do Paraná”, que apresenta as características do segmento, seus desafios e vantagens competitivas. O levantamento traz ainda uma série de estratégias que podem ajudar no desenvolvimento da cadeia produtiva.

A pesquisa foi realizada no final do ano passado pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), a pedido do Conselho Setorial do Vestuário do Paraná, e contou com a participação de todos os sindicatos do setor filiados à Fiep. Para obter os resultados foram necessários quatro meses, nos quais foram pesquisadas mais de 360 empresas - de micro, pequeno, médio e grande portes - de um universo de cerca de 2.500 indústrias.

Os resultados foram apresentados aos empresários de Maringá pelo coordenador da pesquisa e diretor do IEMI, Marcelo Prado. Segundo ele, uma das principais conclusões do estudo é a necessidade do investimento em inovação. “O Paraná precisa criar clusters produtivos com empresas do setor têxtil que possam atender a demandas de inovação e diversificação. É preciso atrair parceiros fortes deste setor, para que haja desenvolvimento e diferencial competitivo em relação à produção importada, de baixo custo, porém de pouco valor agregado”, alertou à época da publicação da pesquisa.

O presidente do Sindvest Maringá, Cássio Murilo de Almeida, afirmou que o estudo é uma ferramenta importante para que o setor possa buscar de forma conjunta as soluções. “Com esta ação que foi realizada pela Fiep, junto com o Conselho Setorial e os sindicatos, as empresas associadas serão beneficiadas por toda a informação que poderá nortear nossas estratégias”, comentou.

Parceria com o Sindvest oferece curso sobre EneagramaEmpresas associadas ao sindicato participam de palestra sobre o eSocial