Sindvest Maringá

Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá

Klausid foca no mercado infantil e no design próprio

Empresa comemora 25 anos de reconhecimento no mercado

clique para ampliar>clique para ampliarO empresário Sidney Júnior Garcia, da Klausid: foco na satisfação do consumidor (Foto: Divulgação Klausid)

A Klausid, fábrica de vestuário com sede em Maringá (PR), apostou no segmento infantil e na valorização do desenvolvimento próprio das peças para conquistar o mercado. A marca tem atuação forte na produção de roupas para crianças e adolescentes de 1 a 16 anos, chegando ao consumidor por meio de duas marcas: a Kekel para o público feminino e a Mix KSD para o masculino.

De acordo com o proprietário da empresa, Sidney Júnior Garcia, são elaboradas quatro coleções por ano: primavera-verão, alto verão, outono inverno e a coleção tropical que é desenvolvida com exclusividade para as regiões mais quentes do Brasil. A inspiração para a produção das peças vem de pesquisas de mercado, visita a feiras especializadas, participação em cursos e viagens de pesquisa.

A empresa também procura fugir do lugar comum e investe na diferenciação dos seus produtos e na satisfação dos seus clientes como diferenciais estratégicos. Dessa forma, a Klausid busca estar atenta às constantes alterações do mercado e ao comportamento de seus clientes e consumidores, buscando sempre proporcionar experiências agradáveis de consumo. “Hoje são três estilistas na empresa que focam no desenvolvimento de peças próprias. Nossa principal preocupação é oferecer um produto de qualidade”, destaca o empresário.

História

Antes de encontrar a vocação no mercado infantil, os primeiros anos da empresa foram focados na produção de camisas para o público adulto. Fundada em 1988 por Sidney Garcia Palomares, a fábrica começou a funcionar dentro da própria residência. Dois anos depois, a empresa em desenvolvimento ganhou sede própria e 1990 se voltou para o público infantil.

“Meu pai percebeu no mercado infantil, a oportunidade de alcançar novos horizontes e de encarar novos desafios”. Ele comenta ainda que, em um nicho de mercado onde o consumo ocorre de forma mais acelerada, devido as fases de desenvolvimento da criança e onde o valor percebido está muito relacionado aos valores sentimentais, as empresas precisam estar atentas ao processo de decisão de compra e atuar de forma dinâmica, buscando compreender esse processo e entregar seus produtos em forma de benefício.

Desafios

A estratégia deu certo e hoje a empresa comemora mais de 25 anos no mercado, reconhecida pela qualidade dos produtos. A indústria conta com 70 funcionários e atende 21 estados brasileiros. Além da fabricação, faz parte da empresa uma loja de atacado situada no shopping VestSul.

Apesar do sucesso, o empresário comenta que não há espaço no mercado para ações mais arriscadas. “Hoje nossas ações estão voltadas ao oferecimento de satisfação aos nossos clientes e para que essa satisfação ocorra, é fundamental o conhecimento do seu mercado e de seu público. Acreditamos que esse seja o primeiro passo para o sucesso de qualquer empresa”, comentou.

O empresário atua também como diretor do Sindvest Maringá e avalia que é preciso a redução dos impostos sobre o produto brasileiro e uma maior fiscalização dos itens importados para que a roupa produzida no país possa competir em condições de igualdade.

Isso, no entanto, dependeria da participação dos empresários, daí inclusive a importância do sindicato na defesa dos interesses da categoria. “As empresas precisam estar engajadas e participar mais para ter a consciência de todo o trabalho que é desenvolvido pelo sindicato e fortalecer as discussões para a defesa dos interesses da categoria. Essa união faz falta e pode ser o diferencial para se conseguir essas mudanças em benefício de todos”, afirmou.

Sindvest Maringá realiza visita ao Senac Moda InformaçãoParaná Business Collection busca valorizar a produção de moda em todo o PR