Av. Assunção, 690
CEP: 85.805-030 - Cascavel/PR
(45) 3226-1749 sinduscon@sindusconoestepr.com.br
O Sinduscon/Paraná-Oeste promoveu no dia 14 de outubro, por intermédio do CII (Comitê da Indústria Imobiliária) do sindicato, o Seminário sobre Incorporação e Quadros de Áreas. Profissionais de todas as partes envolvidas (empresas, prefeitura, Caixa Econômica Federal e cartórios) participaram do encontro, que teve como intenção facilitar e agilizar o trabalho de todos. Aproximadamente 100 pessoas marcaram presença no evento, que durou o dia todo.
Entre os assuntos debatidos ao longo do evento estiveram: a NBR 12721; quadros da NBR 12721; simulação de empreendimentos; lei 4.591/64; instrumentos de incorporação; instituição e convenção de condomínio e sugestões de quadros estatísticos e selos de projetos arquitetônicos.
Quem conduziu o seminário foi o coordenador do CII, Sérgio Casarotto. Segundo ele, a iniciativa teve como principal objetivo esclarecer as dúvidas de todas as partes envolvidas e, em virtude da extensa e complexa legislação brasileira, chegar a consensos e automatizar os processos.
Um dos representantes da Prefeitura de Cascavel foi o diretor de Planejamento e Pesquisa da Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento de Cascavel), Adir Tormes. Referindo-se a sua área de atuação, o urbanismo, Adir comentou que o seminário é muito produtivo pois permite a elaboração de leis que sejam adequadas ao setor e a determinada situação. “Estamos nivelando nosso trabalho. É muito importante ver como os outros setores pensam e assim evitamos erros e retrabalho”.
Camila Sampaio é escrevente substituta do 3º registro de imóveis de Cascavel. Ela aprovou o evento e disse que ele serviu para uniformizar o trabalho. “O assunto é complexo e todo mundo ganha com esse debate”, disse.
Já o gerente de filial da Caixa, Itamar Miola, crê que o evento facilitará o atendimento do banco. “A nossa interlocução será facilitada. Nós vamos entender o que eles querem e fazem e eles vão entender o que estamos pedindo. Essa discussão do mercado imobiliário e seus detalhes é fundamental”, destacou.