SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Mais de 2,2 mil pessoas participam de Dia Nacional da Construção Social

Trabalhadores e suas famílias tiveram um dia de descontração, em evento promovido pela CBIC em parceria com o Sinduscon/Paraná-Oeste

clique para ampliarclique para ampliarPresidente Vasconcelos durante a abertura do evento (Foto: Pedro de Brito Sarolli)

Mais de 2,2 mil pessoas comparecerem no dia 27 de agosto à 5ª edição do DNCS (Dia Nacional da Construção Social) de Cascavel, realizado no Centro de Convenções e Eventos da cidade. A ação, que é uma iniciativa da CBIC e é realizado em diversas cidades do Brasil, foi promovida pelo Sinduscon/Paraná-Oeste na Capital do Oeste. O dia foi marcado pela diversão, descontração, cidadania e alegria dos trabalhadores da construção civil e suas famílias, que tiveram um evento dedicado exclusivamente a eles.

O DNCS foi organizado pelo Comitê de Ação Social e Cidadania do Sinduscon, comandada pela engenheira civil Vanessa Percio. Durante a abertura do evento, ela salientou que a festa é fruto de um trabalho longo, conjunto e feito com muito carinho.

O presidente do Sintrivel (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Cascavel), Roberto Leal Americano, disse que o Dia Nacional é um momento de alegria, de dignidade para uma classe que tanto trabalha. Ele relembrou o crescimento da festa em Cascavel, que está em sua quinta edição, começando tímida e hoje reunindo muita gente. “Esperamos crescer cada vez mais e tornar esse dia sempre melhor”, pontuou.

Já o presidente do Sinduscon/Paraná-Oeste, Edson José de Vasconcelos, relembrou o tema da edição deste ano, que é “Valores Constroem”. O presidente fez um paralelo com a importância de, "além de erguermos edificações como o setor da construção faz diariamente, também temos que construir nossos valores. Precisamos construir a nossa cidadania. Por isso, agora que estamos em um período de eleições, pensem bem em quem votar e escolham seus candidatos com consciência”. Edson também ressaltou que é importante que o evento em Cascavel cresça sempre, todos os anos, já que demonstra a força e a união do setor no Oeste do Paraná.

A festa

clique para ampliarclique para ampliarVários serviços foram oferecidos, como a maquiagem às mulheres (Foto: Pedro de Brito Sarolli)

Este ano a festa teve 39 parceiros e nove patrocinadores. Na parte da alimentação, o DNCS teve pipoca, café da tarde, algodão doce, churros, lanches e refrigerante; para o lazer, o evento contou com exposição de carros antigos, brinquedos infláveis, atrações musicais, torneios de truco e sinuca, tirolesa entre outros; para o setor de educação, os participantes tiveram acesso à escolinha de trânsito, reciclagem, pintura e muito mais; na saúde, foi ofertado teste de visão, distribuição de escovas de dente, teste de glicemia, avaliação de massa corpórea, medicina alternativa e uma série de outras orientações e informações.

Os trabalhadores da construção civil e suas famílias também puderam cortar o cabelo, fazer a sobrancelha, acesso à manicure e à aplicação de maquiagem, além de conhecer um pouco sobre as entidades e empresas parceiras. Vale lembrar que também 269 brindes foram sorteados ao longo do evento.

A festa também teve torneio de truco e sinuca. A dupla vencedora do jogo de baralho foi Edson Almeida e Argemiro Berlin, da Cima Engenharia. Na sinuca, quem sagrou-se campeão foi Rodrigo Lucas, também da Cima.

Participantes

Sueli Frare da Silva, aposentada, é irmã de um trabalhador da construção. Ela elogiou muito a organização e a iniciativa de promover eventos como esse. “Isso motiva as pessoas e faz com que elas fiquem mais felizes, ainda mais nessa crise que desanimou muita gente. As pessoas precisam se sentir especiais, precisam de carinho e aqui nós temos tudo isso”, comentou.

O servente Francismar Pereira de Brito trouxe toda a família para o DNCS. “Tive até que brigar com meus filhos para que eles fossem cortar o cabelo, porque eles não queriam sair dos brinquedos”, contou.

clique para ampliarclique para ampliarRodrigo Lucas venceu o torneio de sinuca (Foto: Pedro de Brito Sarolli)

O armador Darci Damásio participou pela primeira vez da festa e já garante presença nas próximas edições. “Foi muito bom. Eu e minha esposa fizemos exames, vimos que está tudo bem e fizemos um bom lanche. Todos os anos eu vou voltar”, garantiu.

Comitê da Indústria Imobiliária fará três eventos neste semestreBom atendimento é um verdadeiro aliado para vencer a crise