SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Sindicato alerta para contratação de empresas idôneas voltadas ao transporte de entulhos

Lei municipal obriga empresas a terem rastreadores nos caminhões para evitar despejos ilegais

clique para ampliarclique para ampliarEmpresários precisam colaborar com logística reversa (Foto: Reprodução)

O Sinduscon/Paraná-Oeste alerta as empresas associadas para que busquem contratar prestadoras de serviço idôneas, legais e ambientalmente corretas no ramo do transporte de entulhos. Recentemente, a Secretaria de Meio Ambiente de Cascavel exigiu a instalação de rastreadores nos caminhões para evitar despejo em locais indevidos. Contratar empresas que cumprem as regras é obrigação das construtoras.

Hoje, há mais de 50 empresas cadastradas na Secretaria do Meio Ambiente de Cascavel que podem transportar algum tipo de produto ou resíduo. No entanto, poucas delas tem licenciamento ambiental. A primeira a obter o certificado na cidade foi a Prospecto Terraplanagem. De acordo com um dos seus sócios, Ericson de Jesus, as construtoras devem procurar as empresas legalizadas e com caminhões rastreados para realizar o serviço. É possível saber quais são no departamento municipal de licenciamento ambiental, alojado no Ecolixo.

Após o recolhimento dos entulhos, somente duas empresas estão aptas a receber esses resíduos da construção civil, as chamadas recicladoras. Porém, uma delas não recebe mais e hoje tudo é destinado à Future Recicladora. Colaborar com a logística reversa faz parte da obrigação do empresário e o primeiro caminho é contratar uma empresa legal. As ilegais geralmente são as responsáveis pelo despejo em lotes baldios, ribanceiras, fundos de vale ou outros locais proibidos, o que é um grande problema em Cascavel hoje.

 

 

Consultor da CNI orienta empresários sobre como pagar menos tributosSebrae e ABNT consultam setor sobre dificuldades para implementação da norma de desempenho da construção civil