SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Negociações da CCT 2016/2017 são concluídas

Documento já foi homologado no Ministério do Trabalho e Emprego

As negociações da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) 2016/2017 do setor da construção civil do Oeste do Paraná estão encerradas. Na tarde do dia 22 de junho, após a segunda rodada de negociações com o sindicato dos trabalhadores, chegou-se a um acordo.

A principal mudança é o reajuste salarial para os trabalhadores de 9,82%, definida conforme a inflação registrada no último ano. A data-base da categoria é no dia 1º de junho.

O novo acordo prevê os seguintes valores por hora trabalhada: auxiliar de produção/servente R$ 5,47; meio oficial, R$ 5,77; oficial, R$ 7,62, contra mestre, R$ 11,17; e mestre de obras, R$ 14,99.

Os demais salários dos trabalhadores da categoria e para os trabalhadores que recebem acima do piso receberão o reajuste de 9,82% sobre o salário de junho/2015. O vale alimentação também sofreu alteração e passou de R$ 305 para R$ 335.

Além da questão salarial, entre as alterações acordadas estão a exclusão da função de guincheiro e a inclusão das funções de operador de elevador, operador de grua, operador de guindaste e operador de elevador de carga.

Houve ainda outras novidades no acordo coletivo. Uma delas é a compensação de dias pontes, que autoriza a compensação de feriados em dias de semana em dias próximos ao final de semana, com o intuito de prolongar, de forma contínua, os dias de descanso dos trabalhadores. Isso deve acontecer se houver consenso entre a empresa e o trabalhador.

A outra inclusão na CCT é a não obrigatoriedade de emissão de comprovantes do cartão ponto. Essa solicitação foi necessária diante da observação dos empresários do desperdício e inutilidade da função. Agora, sempre que os trabalhadores sentirem necessidade de verificar a situação de horas poderão entrar em contato com a empresa e ela concederá as informações ao trabalhador.

A CCT 2016/2017 já foi homologada no Ministério do Trabalho e Emprego. O documento está disponível aqui para download.

Preparativos para o Dia Nacional da Construção Social seguem "a todo vapor"Campanha de valorização é realizada em Toledo e Foz do Iguaçu