Av. Assunção, 690
CEP: 85.805-030 - Cascavel/PR
(45) 3226-1749 sinduscon@sindusconoestepr.com.br
Cascavel recebeu no dia 18 de maio mais uma etapa das comemorações da Semana da Indústria, organizada pela Fiep. A Semana é marcada por homenagens a empresários e personalidades que contribuem ou contribuíram para o associativismo e para o desenvolvimento do setor industrial paranaense.
Durante a cerimônia deste ano, foram entregues medalhas de Mérito e título de Benemérito Industrial a importantes empresários da região Oeste do Paraná: Eugênio Rossato, Eliseu Avelino Zanella e à família de Elcir Carlos Neis. A entidade reconhece e valoriza todos os anos industriais que, além de se destacarem nas suas empresas, colaboram para o crescimento coletivo de seus setores.
Para o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, o exemplo desses empresários, que sempre buscaram a união de seus setores para a superação de dificuldades comuns, serve de inspiração especialmente neste momento de crise vivido pelo país. “O momento que o país atravessa é de contribuição, é de união. A indústria é uma engrenagem que precisa ser movimentada. Precisamos superar as dificuldades, os obstáculos, olhar para frente e acreditar”, disse, acrescentando ainda que o associativismo, com as indústrias caminhando juntas, é fundamental para que isso aconteça.
Campagnolo também destacou que "precisamos nos encher de otimismo e dar um voto de confiança a este novo governo. Temos seis meses para reverter o PIB negativo. Vamos acreditar”.
Escolha da medalha é por aquela dedicação que os empresários dão ao associativismo, muitas vezes deixando suas empresas e suas famílias em troca do desenvolvimento do setor. "Todos eles se desproveram de interesses pessoais e buscaram soluções para o coletivo. Eles se dedicaram ao Sistema Fiep e aos seus sindicatos", pontou o presidente do Sinduscon/Paraná-Oeste, Edson José de Vasconcelos.
Conheça os homenageados:
Eliseu Avelino Zanella
Pós-graduado em Economia, bacharel em Direito e Ciências Econômicas e técnico em Contabilidade. Atuou como contador em várias empresas. Em 1989, fundou a Zanella Plásticos Ltda e em 1999 fundou a Indústria de Plásticos Eliza Ltda. Dirige as duas empresas, que têm sede em Cascavel, no Oeste do Paraná.
Foi fundador do Sindicato das Indústrias Mecânicas e Metalúrgicas do Oeste do Paraná (Sindimetal Oeste), em 1988. Atualmente é presidente do Sindimetal. É também vice-presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná (Simpep).
Fundou a Associação Profissional das Indústrias Mecânicas e Metalúrgicas e de Materiais Elétricos de Cascavel, em 1986. Foi diretor da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, de 1986 a 1987.
Integrou o Conselho Deliberativo da Coordenadoria Regional da Fiep de 1995 a 2002. Atuou como coordenador regional da federação em Cascavel e Foz do Iguaçu de 2003 a 2007. Foi vice-presidente da Fiep de 2003 a 2007 e atualmente integra a diretoria da federação.
“Eu não esperava essa homenagem e me sinto muito orgulhoso da Fiep ter lembrado de tudo que tentei ajudar. Agora, esperamos que nosso governo nos deixe trabalhar e que tudo melhore. Não sentimos tanto a crise aqui, mas logo podemos sentir”, disse Zanella.
Eugênio Rossato
Natural de Júlio de Castilhos (RS), é tecnólogo em Cooperativismo, formado pela Universidade Federal de Santa Maria (RS). É sócio fundador da Paraíso Moda Bebê. A indústria, com sede em Terra Roxa, Oeste do Paraná, tem 25 anos de fundação. É especializada em confecção para bebês, emprega 323 trabalhadores e é uma das maiores indústrias brasileiras do segmento com atuação em todo o território nacional. Seus produtos são comercializados em mais de cinco mil lojas de todo o País.
A Paraíso é reconhecida no mercado como referência em moda bebê, com destaque para o alto padrão de qualidade, design e inovação de seus produtos. A equipe de criação viaja frequentemente para grandes centros mundiais da moda buscando as tendências mais atuais para inspirar as novas coleções.
Eugênio Rossato é também proprietário da indústria Paraíso Bordados. Preside o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Oeste do Paraná (Sindiwest Oeste/Paraná), que tem sede em Cascavel e representa indústrias de 54 municípios da região. O empresário é coordenador do Arranjo Produtivo Local (APL) de Terra Roxa e integra o Conselho Temático do Setor Têxtil e a diretoria da Fiep.
“É uma honra para mim estar aqui. É muito bom depois de toda nossa trajetória termos esse reconhecimento. Vivemos uma crise de liderança e está cada vez mais difícil encontrar pessoas que lutem por um setor, que o defendam e o façam crescer. Para mim é um orgulho, uma satisfação ser homenageado, e fico feliz de sempre ter tido coragem, que rompeu o medo de desbravar, empreender”, discursou Rossato.
Elcir Carlos Neis
Nasceu em Farroupilha (RS), em 1942. Muito cedo, ainda na infância, começou a trabalhar em gráfica, no setor de tipografia, no Rio Grande do Sul. Aos 18 anos, trabalhou em jornal em Caxias do Sul (RS). Logo em seguida, mudou-se para Medianeira, no Oeste do Paraná, onde abriu uma pequena gráfica. Em 1963, aos 21 anos de idade, foi convidado por Wilson Joffre para assumir a gerência do Jornal Diário do Oeste, onde permaneceu até 1969.
Elcir Neis foi um pioneiro em sua área de atuação. Em 1970, fundou a Gráfica Igol, primeira gráfica a fazer impressos no sistema off-set da região. A empresa hoje é administrada pelos filhos do empresário. Em 1977, Neis lançou a Revista Imagem, primeira revista regional impressa na região.
O empresário teve atuação relevante em entidades representativas e sociais. Participou da fundação e direção da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), da Sociedade Rural do Oeste do Paraná e do Cascavel Country Club.
Foi associado fundador do Sindicato das Indústrias Gráficas do Oeste do Paraná (Sindgraf), em 1992. O empresário dedicou-se também a obras sociais. De 1977 a 1980 foi vice-presidente do Recanto da Criança, entidade que abriga crianças carentes com sede em Cascavel.
“Em nome do meu pai e da nossa família agradeço a homenagem, o reconhecimento. Agradeço aos sindicatos e à Fiep”, disse brevemente João Claudio Neis, filho de Elcir Neis.